Publicação: Adolescência e Subjetividade: pressupostos teóricos para uma análise dos sentidos e significados no campo da saúde
dc.contributor.author | Fonseca, Débora Cristina [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2014-06-24T19:53:50Z | |
dc.date.available | 2014-06-24T19:53:50Z | |
dc.date.issued | 2011-06-21 | |
dc.description.abstract | Adolescência, de forma geral, tem sido entendida como uma fase linear do desenvolvimento humano. Neste texto, questionamos este entendimento e trabalhamos a compreensão de adolescência, psiquismo e desenvolvimento humano mediada pelos pressupostos da teoria histórico cultural. Para esta reflexão, tomamos por referência a construção teórica e interpretativa elaborada a partir de uma pesquisa qualitativa realizada com profissionais de saúde sobre os sentidos e significados de adolescência. A análise dos dados apontou o predomínio de uma visão naturalizada de adolescência, contribuindo para a invisibilidade dos sujeitos adolescentes concretos nas práticas educativas em saúde. Considerando que a Política Nacional de Atenção a Saúde do Adolescente e Jovem (2007) dispõe sobre a necessidade de práticas educativas e preventivas com esta população, entende-se que as ações precisam ser subsidiadas por um processo reflexivo sobre adolescência e desenvolvimento humano. Desta forma, as ações poderão ser mais efetivas se forem criadas possibilidades de reflexão, de modo a considerarem múltiplas variáveis no entendimento da adolescência, podendo assim, apreendê-la como construção social e não como uma etapa natural do desenvolvimento humano. | pt |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | |
dc.identifier | http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/4514 | |
dc.identifier.citation | Educação: Teoria e Prática, v. 21, n. 36, 2011, p. 63-83. | |
dc.identifier.file | ISSN1981-8106-2011-21-36-63-83.pdf | |
dc.identifier.issn | 1981-8106 | |
dc.identifier.lattes | 8595226338503481 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/107066 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.relation.ispartof | Educação: Teoria e Prática | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.source | Educação: Teoria e Prática | |
dc.subject | Psicologia | pt |
dc.subject | Educação | pt |
dc.subject | Adolescência | pt |
dc.subject | Subjetividade | pt |
dc.subject | Saúde | pt |
dc.title | Adolescência e Subjetividade: pressupostos teóricos para uma análise dos sentidos e significados no campo da saúde | pt |
dc.type | Artigo | |
dcterms.license | http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/about/submissions#copyrightNotice | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.author.lattes | 8595226338503481 | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claro | pt |
unesp.department | Educação - IB | pt |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- ISSN1981-8106-2011-21-36-63-83.pdf
- Tamanho:
- 430.04 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format