Logotipo do repositório
 

Publicação:
Adolescência e Subjetividade: pressupostos teóricos para uma análise dos sentidos e significados no campo da saúde

dc.contributor.authorFonseca, Débora Cristina [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-06-24T19:53:50Z
dc.date.available2014-06-24T19:53:50Z
dc.date.issued2011-06-21
dc.description.abstractAdolescência, de forma geral, tem sido entendida como uma fase linear do desenvolvimento humano. Neste texto, questionamos este entendimento e trabalhamos a compreensão de adolescência, psiquismo e desenvolvimento humano mediada pelos pressupostos da teoria histórico cultural. Para esta reflexão, tomamos por referência a construção teórica e interpretativa elaborada a partir de uma pesquisa qualitativa realizada com profissionais de saúde sobre os sentidos e significados de adolescência. A análise dos dados apontou o predomínio de uma visão naturalizada de adolescência, contribuindo para a invisibilidade dos sujeitos adolescentes concretos nas práticas educativas em saúde. Considerando que a Política Nacional de Atenção a Saúde do Adolescente e Jovem (2007) dispõe sobre a necessidade de práticas educativas e preventivas com esta população, entende-se que as ações precisam ser subsidiadas por um processo reflexivo sobre adolescência e desenvolvimento humano. Desta forma, as ações poderão ser mais efetivas se forem criadas possibilidades de reflexão, de modo a considerarem múltiplas variáveis no entendimento da adolescência, podendo assim, apreendê-la como construção social e não como uma etapa natural do desenvolvimento humano.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.identifierhttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/4514
dc.identifier.citationEducação: Teoria e Prática, v. 21, n. 36, 2011, p. 63-83.
dc.identifier.fileISSN1981-8106-2011-21-36-63-83.pdf
dc.identifier.issn1981-8106
dc.identifier.lattes8595226338503481
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/107066
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.relation.ispartofEducação: Teoria e Prática
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceEducação: Teoria e Prática
dc.subjectPsicologiapt
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectAdolescênciapt
dc.subjectSubjetividadept
dc.subjectSaúdept
dc.titleAdolescência e Subjetividade: pressupostos teóricos para uma análise dos sentidos e significados no campo da saúdept
dc.typeArtigo
dcterms.licensehttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/about/submissions#copyrightNotice
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes8595226338503481
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claropt
unesp.departmentEducação - IBpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ISSN1981-8106-2011-21-36-63-83.pdf
Tamanho:
430.04 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format