Logo do repositório
 

Corpo, ciência e educação: representações do corpo junto a jovens estudantes e seus professores

dc.contributor.advisorBertolli Filho, Claudio [UNESP]
dc.contributor.authorTalamoni, Ana Carolina Biscalquini [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-06-11T19:24:50Z
dc.date.available2014-06-11T19:24:50Z
dc.date.issued2007-06-27
dc.description.abstractCom o objetivo de discutir a posição de centralidade do corpo na cultura contemporânea bem como atentar para as possíveis implicações deste fato no ensino de ciências, a presente pesquisa teve por objetivo investigar as representações de corpo de alunos e professores do ensino fundamental, mais especificamente aqueles que integram o quadro docente, e discente, da 7ª série. Dentre os principais objetivos da presente pesquisa, atenta-se para a relevância de averiguar, através dos discursos por estes articulados, possíveis necessidades ou limitações relacionadas às práticas educativas atuais, em que o foco seja o corpo - tema de natureza interdisciplinar, cujas necessidades sociais, a ele relacionadas, fazem clamar por uma abordagem que ultrapasse suas dimensões anatômico-fisiológicas, como vem corroborar os Parâmetros Curriculares Nacionais - daí derivando a importância de se conhecer as diferentes concepções que norteiam a prática pedagógica e influenciam o aprendizado. Também se procurou considerar, e investigar, as representações (explícitas ou implícitas) de corpo humano dos livros didáticos adotados por esta mesma população - já que estes caracterizam uma das principais fontes de informação e conhecimento sistematizado disponível aos educandos - bem como as concepções veiculadas pelos mais diversos meios de comunicação, que de certa forma praticam um tipo de pedagogia que ensina, ou ao menos, influencia na construção ou manutenção de certas representações de corpo amplamente divulgadas e disseminadas. De maneira geral, constatou-se a predominância de representações sociais, culturais, e em menor escala, científicas acerca do corpo.pt
dc.description.abstractWith the objective to discuss the position of centrality of the body in the contemporary culture as well as paying attention to the possible implications of this fact in the science teaching, the present research had as objective to investigate the body representations of students and teachers of elementary school, more specifically to those who integrate the teaching staff, and dissent, from seventh grade. From among the main objectives of the present research, it takes into consideration to the importance of verifying, through the speeches for these joined, possible necessities or limitations related to the current educational practices, in which the focus be the body - theme of interdisciplinary nature, whose social necessities, related to it, complain for an approach that exceed their anatomic-physiologic dimensions, which come to confirm the Brazilian Curriculum Parameters - hence deriving the importance of knowing the different conceptions which guide the pedagogical practice and influence the learning. Also it tried to consider and investigate the human body representations (explicit and implicit) from the educational books adopted by this same population - since these characterize one of the main sources of information and systematized knowledge available to the educating - as well as the conceptions passed by the most various medium, which in some ways play a kind of education that it teachers, or at least, influences in the construction or maintenance of certain body representations widely spread and published. From general manner, it verified the predominance of social, cultural, and in small scale, scientific representations about the body.en
dc.format.extent225 p.
dc.identifier.aleph000508301
dc.identifier.capes33004056079P0
dc.identifier.citationTALAMONI, Ana Carolina Biscalquini. Corpo, ciência e educação: representações do corpo junto a jovens estudantes e seus professores. 2007. 225 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2007.
dc.identifier.file000508301.pdf
dc.identifier.lattes0642022681408203
dc.identifier.orcid0000-0003-3584-9736
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/90975
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.sourceAleph
dc.subjectCienciapt
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectRepresentaçõespt
dc.subjectFenomenologia de Merleau-Pontypt
dc.subjectCorpopt
dc.subjectRepresentationsen
dc.subjectBodyen
dc.subjectSciencesen
dc.subjectMerleau-Ponty phenomenologyen
dc.titleCorpo, ciência e educação: representações do corpo junto a jovens estudantes e seus professorespt
dc.typeDissertação de mestradopt
dspace.entity.typePublication
unesp.advisor.lattes0642022681408203
unesp.advisor.orcid0000-0003-3584-9736
unesp.author.lattes4487235425259358
unesp.author.orcid0000-0001-8237-5831
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
unesp.graduateProgramEducação para a Ciência - FCpt
unesp.knowledgeAreaEnsino de ciências e matemáticapt

Arquivos

Pacote original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
talamoni_acb_me_bauru.pdf
Tamanho:
1.27 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição: