Logotipo do repositório
 

Publicação:
A escola e a cidade: das relações de estranhamento aos dispositivos de cooperação

dc.contributor.advisorDias, Romualdo [UNESP]
dc.contributor.authorDário Junior, Ivan Rubens [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2022-06-03T20:41:42Z
dc.date.available2022-06-03T20:41:42Z
dc.date.issued2022-03-15
dc.description.abstractO presente trabalho coloca atenção nas relações entre Cidade e Escola, no deslocamento das relações de estranhamento para os dispositivos de cooperação. Tenta compreender esse movimento, esse trânsito. Nossa intenção é pensar se a participação popular por meio dos conselhos e outros espaços de participação política direta pode ser potencializada, se a participação pode melhorar de forma a assumir responsabilidades reais pela construção coletiva e produção do comum. Está organizado em eixos de análise. No primeiro eixo estão alguns olhares para Cidade; no segundo eixo estão olhares para Escola; e no terceiro eixo estão olhares para a produção de Subjetividade no sentido da produção de outras formas de pensar. Em seguida apresentamos algumas notas, quase musicais visto que os cruzamentos com a arte permeiam o texto do começo ao fim. Tentamos transitar, deslocar do estranhamento aos dispositivos de cooperação nessa relação sempre tensa entre Escola e Cidade, relação que se faz por sujeitos em processos educacionais. Trabalhamos com a ideia de andarilhagem como tentativa de conceituar esse nosso movimento, de trânsito nas cidades e nas escolas, um movimento de ação-reflexão-ação na mútua implicação entre processos educacionais e produção de subjetividade.pt
dc.description.abstractThe present work focuses attention on the relationship between City and School, on the displacement of relations of estrangement to cooperation devices. Try to understand this movement, this transit. Our intention is to think if popular participation through councils and other spaces of direct political participation can be enhanced, if participation can improve in order to assume real responsibilities for the collective construction and production of the common. It is organized into analysis axes. On the first axis are some views of the City; on the second axis are looks towards School; and in the third axis are looks at the production of Subjectivity in the sense of the production of other ways of thinking. Then we present some notes, almost musical since the intersections with art permeate the text from beginning to end. We try to move, to move from estrangement to cooperation devices in this always tense relationship between School and City, a relationship that is made by subjects in educational processes. We work with the idea of wandering as an attempt to conceptualize our movement, of transit in cities and schools, an action-reflection-action movement in the mutual implication between educational processes and the production of subjectivityen
dc.identifier.capes33004137064P2
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/235030
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectEscolapt
dc.subjectCidadept
dc.subjectAndarilhagempt
dc.subjectSubjetividadept
dc.subjectOcupaçãopt
dc.subjectCityen
dc.subjectSchoolen
dc.subjectSubjectivityen
dc.subjectOccupationen
dc.subjectWanderingen
dc.titleA escola e a cidade: das relações de estranhamento aos dispositivos de cooperaçãopt
dc.title.alternativeThe school and the city: from estrangement relations to cooperation devicesen
dc.title.alternativeLa escuela y la ciudad: de las relaciones de distanciamiento a los dispositivos de cooperaciónes
dc.title.alternativeL'école et la ville : des relations d'éloignement aux dispositifs de coopérationfr
dc.typeTese de doutorado
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claropt
unesp.embargoOnlinept
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramEducação - IBpt
unesp.knowledgeAreaEducaçãopt
unesp.researchAreaEducação: políticas, gestão e o sujeito contemporâneopt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
dariojunior_ir_dr_rcla.pdf
Tamanho:
1.61 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.98 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: