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Publicação:
Módulo de reconhecimento de gestos para ambientes de realidade aumentada

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Orientador

Sementille, Antonio Carlos

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Ciência da Computação - FC

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

A Realidade Aumentada pode ser definida como a área responsável por enriquecer o mundo real por meio da combinação de objetos gerados por computador. Por conta disso, a Realidade Aumentada possui grande potencial para ser aplicada nas mais diversas áreas, como Educação, Medicina, Marketing e Área Industrial, uma vez que beneficia qualquer tarefa que necessite de acesso a uma informação que não teria normalmente. Contudo, a dificuldade na utilização da interatividade natural nas soluções recentes de Head-Mounted Displays voltadas para smartphones tem sido um dos principais obstáculos para a acessibilidade e popularização da Realidade Aumentada. Desta forma, era de interesse do projeto estruturar, implementar e avaliar um módulo reconhecedor de gestos de mão para ambientes de Realidade Aumentada. Os experimentos propostos consistiam na realização de ações diretas e indiretas do usuário, com relação aos objetos virtuais, em diferentes cenários da Realidade Aumentada, baseados em tarefas. Os resultados obtidos mostraram a viabilidade do módulo em aplicações de Realidade Aumentada com o uso de Head-Mounted Displays Video See-Through baseados em smartphones para tarefas em que a precisão não é um requisito fundamental.

Resumo (inglês)

Augmented Reality can be defined as the area responsible for enriching the real world through the combination of computer-generated objects. Because of this, Augmented Reality has great potential to be applied in the most diverse areas, such as Education, Medicine, Marketing, and the Industrial Area, since it benefits any task that requires access to information that it would not normally have. However, the difficulty in using natural interactivity in recent Head-Mounted Displays solutions for smartphones has been one of the main obstacles to the accessibility and popularization of Augmented Reality. In this way, it was in the interest of the project to structure, implement and evaluate a hand gesture recognizer module for Augmented Reality environments. The proposed experiments consisted of carrying out direct and indirect actions by the user, in relation to virtual objects, in different scenarios of Augmented Reality, based on tasks. The obtained results showed the feasibility of the module in Augmented Reality applications with the use of Smartphone-based Head-Mounted Video See-Through Displays for tasks where accuracy is not a fundamental requirement.

Descrição

Palavras-chave

Vuforia, Realidade aumentada, Interação por gestos de mão, Head-mounted displays, MediaPipe hands, Augmented reality, Hand gesture interaction

Idioma

Português

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