Logotipo do repositório
 

Publicação:
BNCC e ensino de física: a incógnita do ensino interdisciplinar

dc.contributor.advisorAzevedo, Maria Antonia Ramos de [UNESP]
dc.contributor.authorArruda, Rodrigo Sinigaglia
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2022-03-03T18:22:41Z
dc.date.available2022-03-03T18:22:41Z
dc.date.issued2022-02-09
dc.description.abstractA Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é a política curricular mais recente da educação brasileira, homologada em 2018, um ano após a reforma do Ensino Médio. O documento estabelece as aprendizagens essenciais da Educação Básica e apresenta uma estrutura dividida por áreas do conhecimento, a fim de remover a centralidade das disciplinas. Com a reforma, a Física passou a compor um grupo de componentes curriculares opcionais, de modo que as escolas podem optar por oferecer a disciplina em seu currículo, que deverá conter as aprendizagens da BNCC caso seja oferecida. A proposta do documento se apresenta como interdisciplinar, então buscou-se analisar a estrutura e concepção pedagógica presente no texto, a fim de compreender o ensino de Física e propor uma alternativa para a organização do trabalho pedagógico. Foi realizado um estudo teórico sobre os conceitos da Física, a fim de propor uma abordagem complexa, que integre, articule e inter-relacione as diversas áreas do conhecimento, conecte professores, que potencialize a visão crítica da ciência e supere uma visão cientificista, através de temáticas emergentes de problemas reais contextualizados.pt
dc.description.abstractThe National Common Curricular Base (NCCB) is the most recent curricular policy of Brazilian education, approved in 2018, one year after the High School reform. The document establishes the essential learnings of Basics Education and presents a structure divided by knowledge areas, in order to remove the subjects’ centrality. With the reform, the Physics became part of a group of optional curricular components, so that the schools can opt to offer the subject in its curriculum, which should contain the learnings from NCCB in case of being offered. The document’s proposal is presented as interdisciplinary, then we tried to analyze the structure and the educational concepts in the text, to understand the Physics teaching and propose an alternative to the educational work’s organization. A theoretical study of the Physics concepts was conducted, to propose a complex approach, which integrates, connects, and interrelate the various knowledge areas, connect teachers, that potentialize the critical view of science and overcome a scientistic view, by emerging themes of real contextualized problems.en
dc.description.sponsorshipPrograma Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC)
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/216995
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectBase Nacional Comum Curricularpt
dc.subjectRedes temáticaspt
dc.subjectAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educaçãopt
dc.subjectFísica (Ensino médio)pt
dc.subjectEnsino médiopt
dc.subjectInterdisciplinaridadept
dc.subjectEnsino de físicapt
dc.subjectNational Common Curricular Baseen
dc.subjectThematic networken
dc.subjectInterdisciplinarityen
dc.subjectHigh schoolen
dc.subjectPhysics teachingen
dc.titleBNCC e ensino de física: a incógnita do ensino interdisciplinarpt
dc.title.alternativeNCCB and physics teaching: the unknown of the interdisciplinary teachingen
dc.typeTrabalho de conclusão de cursopt
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claropt
unesp.undergraduateFísica - IGCEpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
arruda_rs_tcc_rcla.pdf
Tamanho:
2.38 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.44 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
arruda_rs_autorizacao_rcla.pdf
Tamanho:
82.37 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição: