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Interações arte e movimento: o teatro do oprimido na formação política estudantil

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Orientador

Hunger, Dagmar Aparecida Cynthia França

Coorientador

Pós-graduação

Docência para Educação Básica - FC

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

A presente dissertação de mestrado profissional objetivou produzir e analisar dados discursivos provenientes da implementação e avaliação de uma intervenção pedagógica, que consiste num Jogo de Tabuleiro, inspirado em técnicas do Teatro Fórum, do Teatro do Oprimido, almejando a promoção da formação cidadã, em virtude de reflexões a respeito de práticas que contrariam a formação integral dos estudantes. A pesquisa qualitativa, com metodologia de pesquisa-intervenção, foi realizada com estudantes do 9º ano do ensino fundamental, em uma escola pública localizada no interior do estado de São Paulo. A revisão de literatura foi conduzida com o intuito de explorar o conceito de Políticas Públicas Sociais, a formação cidadã dos estudantes, a teoria foucaultiana sobre o controle dos corpos e as propostas do Teatro do Oprimido, desenvolvidas por Augusto Boal, com o objetivo de avaliar o impacto dessa intervenção na formação política, social e cidadã do grupo de estudantes. Em tal pesquisa constatou-se que: os estudantes incorporaram os conceitos de opressor, oprimido e o significado social de política; a ação dramática vivenciada no jogo oportunizou e enriqueceu a aprendizagem humanizada; a mediação do professor é indispensável, evidenciando a necessidade de estudos preliminares, que podem ser feitos por meio do site que integra o produto educacional.

Resumo (inglês)

This professional master’s dissertation aimed to produce and analyze discursive data from the implementation and evaluation of a pedagogical intervention, which consists of a Board Game, inspired by techniques from Forum Theater and Theater of the Oppressed, aiming to promote citizenship formation, due to reflections on practices that contradict the integral formation of students. The qualitative research, with intervention research methodology, was carried out with 9th grade students of elementary school, in a public school located in the interior of the state of São Paulo. The literature review was conducted with the aim of exploring the concept of Social Public Policies, the citizenship formation of students, Foucault’s theory on the control of bodies and the proposals of Theater of the Oppressed, developed by Augusto Boal, with the aim of evaluating the impact of this intervention on the political, social and citizenship formation of the group of students. In this research it was found that: the students incorporated the concepts of oppressor, oppressed and the social meaning of politics; The dramatic action experienced in the game provided an opportunity for and enriched humanized learning; the teacher’s mediation is essential, highlighting the need for preliminary studies, which can be done through the website that integrates the educational product.

Descrição

Palavras-chave

Consciência do corpo, Teatro do oprimido, Body awareness, Theater of the oppressed, Formação Política, Political Education

Idioma

Português

Citação

DE ANTONIO, Vanessa Cisneiro. Interações arte e movimento: o teatro do oprimido na formação política estudantil. 2025. Dissertação de Mestrado (Mestrado Profissional em Docência para Educação Básica), Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2025.

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