Logotipo do repositório
 

Publicação:
Dentistry teachers and the burnout syndrome

dc.contributor.authorZucoloto, Miriane Lucindo
dc.contributor.authorMaroco, João
dc.contributor.authorCampos, Juliana Alvares Duarte Bonini [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.institutionInstituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA)
dc.contributor.institutionUnidade de Investigação em Psicologia e Saúde (UIPES)
dc.date.accessioned2015-08-06T16:13:42Z
dc.date.available2015-08-06T16:13:42Z
dc.date.issued2012
dc.description.abstractThe Burnout Syndrome is considered a psychosocial problem to which teachers are routinely exposed. This study was conducted to estimate the prevalence of burnout in Dentistry teachers and its relation to relevant socio-demographic variables. The participants were 70 teachers from the undergraduate Dentistry Course, Faculty of Dentistry of Araraquara – UNESP. Oldenburg Burnout Inventory (OLBI) was used. The prevalence of burnout was estimated. In order to compare performed. Mean age of participants was 46.0 ± 6.1 and teaching experience was 19.6±7.6 years. The prevalence of burnout was 17.1%. Low mean scores for Exhaustion (2.11±0.61) and Disengagement (1.73±0.50) were observed. There reported taking medication due to work (p=0.008) and for those who have thought about quit teaching (p=0.001). There scores according to the habit of taking medication, the experience as a teacher and genderen
dc.description.abstractA Síndrome de Burnout é considerada um problema psicossocial a que os professores estão rotineiramente expostos. Realizou-se este estudo com o objetivo de estimar a prevalência da Síndrome de Burnout em professores de Odontologia e sua relação com características socio-demográficas de interesse. Participaram 70 professores do curso de graduação em Odontologia da Faculdade de Odontologia de Araraquara – UNESP. Utilizou-se o Inventário de Burnout de Oldenburg (OLBI). A prevalência de Burnout foi estimada por ponto e para comparação dos escores médios das dimensões do Burnout para cada variável de interesse foi realizado o teste t de Student. O nível de significância foi de 5%. A média de idade dos participantes foi de 46,0±6,1 e o tempo de atuação docente de 19,6±7,6 anos. A prevalência de Burnout foi de 17,1%. Observou-se baixos escores médios de Exaustão (2,11±0,61) e de Distanciamento (1,73±0,50). Na dimensão exaustão, houve diferença estatisticamente significante entre o gênero (p=0,049), entre os participantes que relataram ingerir medicação devido ao trabalho (p=0,008) e os que já pensaram em desistir da docência (p=0,001). Não houve diferença estatisticamente significante nos escores de Exaustão segundo o tempo de atuação docente e nos escores de Distanciamento de acordo com o gênero, o costume de ingerir medicação e o tempo de atuação na profissão.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Odontologia Social, Faculdade de Odontologia de Araraquara, Araraquara, Rua Humaitá 1680, Centro, CEP 14801-385, SP, Brasil
dc.description.affiliationPsychology and Health Research Unit I&D - ISPA-IU - Lisboa - Portugal
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Odontologia Social, Faculdade de Odontologia de Araraquara, Araraquara, Rua Humaitá 1680, Centro, CEP 14801-385, SP, Brasil
dc.format.extent58-64
dc.identifierhttp://ojs.fosjc.unesp.br/index.php/cob/article/view/729
dc.identifier.citationBrazilian Dental Science, v. 15, n. 1, p. 58-64, 2012.
dc.identifier.doi10.14295/bds.2012.v15i1.729
dc.identifier.fileISSN2178-6011-2012-15-01-58-64.pdf
dc.identifier.issn2178-6011
dc.identifier.lattes7167211040669505
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/126004
dc.language.isoeng
dc.relation.ispartofBrazilian Dental Science
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceCurrículo Lattes
dc.subjectOccupational healthen
dc.subjectBurnout syndromeen
dc.subjectDentistryen
dc.subjectFacultyen
dc.subjectPublic healthen
dc.subjectSaúde ocupacionalpt
dc.subjectEsgotamento profissionalpt
dc.subjectOdontologiapt
dc.subjectProfessorespt
dc.subjectSaúde públicapt
dc.titleDentistry teachers and the burnout syndromeen
dc.title.alternativeA docência em Odontologia e a Síndrome de Burnoutpt
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes7167211040669505
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Odontologia, Araraquarapt
unesp.departmentOdontologia Social - FOARpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ISSN2178-6011-2012-15-01-58-64.pdf
Tamanho:
1.18 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format