Logotipo do repositório
 

Publicação:
Botânica e ecologia na EJA: do material didático a Vidas Secas

dc.contributor.advisorCamargo, Maria Rosa Rodrigues Martins de [UNESP]
dc.contributor.advisorJaneiro, Artur Rodrigues [UNESP]
dc.contributor.authorSantos, Lilian Silva [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2021-03-10T12:57:33Z
dc.date.available2021-03-10T12:57:33Z
dc.date.issued2018-12-18
dc.description.abstractNot availableen
dc.description.abstractA Educação de Jovens e Adultos surgiu a partir das falhas no sistema público quanto à educação regular e às condições sociais que mantém o indivíduo na escola. Voltada principalmente à camada mais socioeconomicamente vulnerável da sociedade, tem se tornado imprescindível devido à pressão do mercado de trabalho, entre outros motivos. Apesar das políticas instituídas para assegurar uma educação de qualidade aos Jovens e Adultos, como a distribuição de material didático, é necessário muito esforço e reflexão dos órgãos governamentais e docentes diante das diferentes realidades dos educandos no preparo de um material de conteúdo adequado. Este estudo se realiza a partir de análise qualitativa e descritiva que considera contribuições da obra literária Vidas Secas a fim de explorar possibilidades para o processo de ensino e aprendizagem no que tange os temas de Botânica e Ecologia dentro do ensino de Biologia. Tem como objetivo relacionar os conteúdos de Botânica e Ecologia presentes no material didático utilizado por turmas da EJA com o livro Vidas Secas, analisando as possibilidades de articulação dos conhecimentos científicos de tais áreas com os saberes dos educandos na EJA, contribuindo também na reflexão e formação docente. A pesquisa se constitui a partir de um levantamento bibliográfico pertinente ao tema, de breve análise de material didático utilizado por turmas da EJA e de uma minuciosa leitura da obra Vidas Secas a fim de evidenciar trechos relacionados à Botânica e Ecologia como possibilidades de ensino e aprendizagem. Percebe-se com este estudo que, apesar de se expressarem no cotidiano da população, os assuntos de Botânica e Ecologia ainda são vistos com certo distanciamento, há falta de contextualização nos materiais didáticos, falta de material e também ausência de currículos e normas específicas para a Educação de Jovens e Adultos do Ensino Médio. Apesar das...pt
dc.format.extent64 f.
dc.identifier.aleph990009181250206341
dc.identifier.citationSANTOS, Lilian Silva. Botânica e ecologia na EJA: do material didático a Vidas Secas. 2018. 64 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado e licenciatura - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2018.
dc.identifier.filehttp://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2019-07-19/000918125.pdf
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/203560
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAlma
dc.subjectBotânicapt
dc.subjectEcologiapt
dc.subjectEducação de adultospt
dc.subjectMaterial didáticopt
dc.subjectBiologiapt
dc.subjectEnsinopt
dc.subjectLivros didáticospt
dc.subjectEnsino médiopt
dc.subjectAprendizagempt
dc.titleBotânica e ecologia na EJA: do material didático a Vidas Secaspt
dc.typeTrabalho de conclusão de curso
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claropt
unesp.undergraduateCiências Biológicas - IBRCpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
000918125.pdf
Tamanho:
796.48 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format