Publicação: Botânica e ecologia na EJA: do material didático a Vidas Secas
dc.contributor.advisor | Camargo, Maria Rosa Rodrigues Martins de [UNESP] | |
dc.contributor.advisor | Janeiro, Artur Rodrigues [UNESP] | |
dc.contributor.author | Santos, Lilian Silva [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2021-03-10T12:57:33Z | |
dc.date.available | 2021-03-10T12:57:33Z | |
dc.date.issued | 2018-12-18 | |
dc.description.abstract | Not available | en |
dc.description.abstract | A Educação de Jovens e Adultos surgiu a partir das falhas no sistema público quanto à educação regular e às condições sociais que mantém o indivíduo na escola. Voltada principalmente à camada mais socioeconomicamente vulnerável da sociedade, tem se tornado imprescindível devido à pressão do mercado de trabalho, entre outros motivos. Apesar das políticas instituídas para assegurar uma educação de qualidade aos Jovens e Adultos, como a distribuição de material didático, é necessário muito esforço e reflexão dos órgãos governamentais e docentes diante das diferentes realidades dos educandos no preparo de um material de conteúdo adequado. Este estudo se realiza a partir de análise qualitativa e descritiva que considera contribuições da obra literária Vidas Secas a fim de explorar possibilidades para o processo de ensino e aprendizagem no que tange os temas de Botânica e Ecologia dentro do ensino de Biologia. Tem como objetivo relacionar os conteúdos de Botânica e Ecologia presentes no material didático utilizado por turmas da EJA com o livro Vidas Secas, analisando as possibilidades de articulação dos conhecimentos científicos de tais áreas com os saberes dos educandos na EJA, contribuindo também na reflexão e formação docente. A pesquisa se constitui a partir de um levantamento bibliográfico pertinente ao tema, de breve análise de material didático utilizado por turmas da EJA e de uma minuciosa leitura da obra Vidas Secas a fim de evidenciar trechos relacionados à Botânica e Ecologia como possibilidades de ensino e aprendizagem. Percebe-se com este estudo que, apesar de se expressarem no cotidiano da população, os assuntos de Botânica e Ecologia ainda são vistos com certo distanciamento, há falta de contextualização nos materiais didáticos, falta de material e também ausência de currículos e normas específicas para a Educação de Jovens e Adultos do Ensino Médio. Apesar das... | pt |
dc.format.extent | 64 f. | |
dc.identifier.aleph | 990009181250206341 | |
dc.identifier.citation | SANTOS, Lilian Silva. Botânica e ecologia na EJA: do material didático a Vidas Secas. 2018. 64 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado e licenciatura - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2018. | |
dc.identifier.file | http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2019-07-19/000918125.pdf | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/203560 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.source | Alma | |
dc.subject | Botânica | pt |
dc.subject | Ecologia | pt |
dc.subject | Educação de adultos | pt |
dc.subject | Material didático | pt |
dc.subject | Biologia | pt |
dc.subject | Ensino | pt |
dc.subject | Livros didáticos | pt |
dc.subject | Ensino médio | pt |
dc.subject | Aprendizagem | pt |
dc.title | Botânica e ecologia na EJA: do material didático a Vidas Secas | pt |
dc.type | Trabalho de conclusão de curso | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claro | pt |
unesp.undergraduate | Ciências Biológicas - IBRC | pt |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1