Publicação: PIBID Geografia: inserção na política institucional de formação docente da Unesp
dc.contributor.author | Mello, Márcia Cristina de Oliveira [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2016-07-19T13:00:11Z | |
dc.date.available | 2016-07-19T13:00:11Z | |
dc.date.issued | 2014 | |
dc.description.abstract | O estranhamento marca a chegada de professor do sexo masculino na sala de aula da educação infantil. A explicação reside na novidade, tanto para os profissionais que atuam dentro da escola, quanto para a comunidade que circunda a escola, em saber que um professor homem pode sim trabalhar com crianças pequenas. Comigo não foi diferente: em muitos momentos o meu desempenho profissional estava sendo supervisionado, visto que muitas pessoas não conseguem entender que um homem pode cuidar de crianças pequenas. Uma situação que gerou problemas foi como levá-las ao banheiro. Outra situação que foge ao padrão é: sou professor homem, negro, com tranças no cabelo e de barba dando aula para o maternal. Na interação professor-aluno, tranças e barba viram brincadeiras. Nas reuniões existentes, deixava claro como as ações de cuidado – higiene e alimentação, por exemplo – são educativas. Além de pontuar que as ações educativas denotam que estou cuidando dos desenvolvimentos físico e intelectual da criança que está sobre minha responsabilidade, e o fato de ser homem não era impeditivo para zelar pelo bem-estar da minha turma. O tempo foi fator importante para que os responsáveis vissem nas crianças as evoluções pessoal e interacional. Ser homem ou mulher não importa para a realização de um bom trabalho na Educação Infantil, mas sim a boa formação desse profissional. Ir além do gênero de quem desempenhará a função de estar com os mais novos é a base para pensarmos em uma educação infantil que valorize o movimento da criança pela unidade escolar, além de ofertar experiências enriquecedoras para que possam se apoderar dos bens culturais existentes na sociedade. | pt |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista, Departamento de Geografia, Câmpus Experimental de Ourinhos | |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | |
dc.format.extent | 7322-7330 | |
dc.identifier | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ | |
dc.identifier.citation | CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 7322-7330 | |
dc.identifier.file | ISSN2357-7819-2014-7322-7330.pdf | |
dc.identifier.issn | 2357-7819 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/141724 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.publisher | Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) | |
dc.relation.ispartof | Congresso Nacional de Formação de Professores | |
dc.relation.ispartof | Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.title | PIBID Geografia: inserção na política institucional de formação docente da Unesp | pt |
dc.type | Trabalho apresentado em evento | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Tecnologia e Educação, Ourinhos | pt |
unesp.department | Geografia - FCTE | pt |
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