Logotipo do repositório
 

Publicação:
Concepções de mundo de professores de matemática e seus horizontes antevistos

dc.contributor.advisorBicudo, Maria Aparecida Viggiani [UNESP]
dc.contributor.authorMiarka, Roger [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-06-11T19:24:52Z
dc.date.available2014-06-11T19:24:52Z
dc.date.issued2008-01-18
dc.description.abstractEsta pesquisa busca trabalhar com diferentes concepções de mundo e de conhecimento, investigando a articulação entre o sentido que elas fazem para os professores de Matemática e suas concepções de ensino e de Educação. O estudo gira em torno de discussões que ocorreram em um curso de extensão para professores de Matemática. Este curso tratou de concepções de mundo e de conhecimento, relacionando-as com diferentes regiões do saber como Matemática, Física, Ecologia e Artes, focando a transição entre a concepção de mundo da Época Moderna para a concepção de mundo que vem se construindo na denominada Época Pós-moderna ou Contemporânea. A meta é compreender o sentido que aquelas concepções fazem para os professores e destacar possíveis momentos de meta-compreensão sobre a articulação entre essas concepções e sua prática docente. A metodologia utilizada é qualitativa de uma perspectiva fenomenológicapt
dc.description.abstractThis research aims to work on different world and knowledge conceptions, enquiring about articulations between the meanings that Mathematics teachers have about them and their learning and teaching conceptions. This study spins around discussions occurred in an extension course for Mathematics teachers. This course talked about different world conceptions, regarding to different areas of knowledge such as Mathematics, Physics, Ecology and Arts, focusing on the transition between the Modern Era world conception and the world conception that has been being built by Post-Modern Era. The goal is to understand the meaning that teachers have about those conceptions, detaching possible moments of metaunderstanding about the articulation between those conceptions and their practice. This paperwork has a phenomenological perspective, under a qualitative research opticen
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
dc.format.extent162 f. : il. + 1 CD-ROM
dc.identifier.aleph000539237
dc.identifier.capes33004137031P7
dc.identifier.citationMIARKA, Roger. Concepções de mundo de professores de matemática e seus horizontes antevistos. 2008. 162 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2008.
dc.identifier.filemiarka_r_me_rcla.pdf
dc.identifier.lattes1432728078910527
dc.identifier.lattes2746633087499932
dc.identifier.orcid0000-0002-0633-8446
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/91073
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectFenomenologiapt
dc.subjectTeoria do conhecimentopt
dc.subjectCienciapt
dc.subjectConcepção de conhecimentopt
dc.subjectPrática docentept
dc.subjectConcepção de ciênciapt
dc.subjectSeparação sujeito/objetopt
dc.subjectSer-compt
dc.titleConcepções de mundo de professores de matemática e seus horizontes antevistospt
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.advisor.lattes1432728078910527
unesp.author.lattes2746633087499932[1]
unesp.author.orcid0000-0002-0633-8446[1]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claropt
unesp.graduateProgramEducação Matemática - IGCEpt
unesp.knowledgeAreaEnsino e aprendizagem da matemática e seus fundamentos filosóficos-científicospt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
miarka_r_me_rcla.pdf
Tamanho:
616.41 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format