Logotipo do repositório
 

Publicação:
Improvisação teatral na educação de jovens e adultos: um ato político emancipatório

dc.contributor.advisorAndré, Carminda Mendes [UNESP]
dc.contributor.authorCatelan, Fernando Bueno [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2018-06-26T23:32:09Z
dc.date.available2018-06-26T23:32:09Z
dc.date.issued2018-06-05
dc.description.abstractNesse trabalho, apresentamos reflexões teóricas e práticas sobre Improvisação Teatral na Educação de Jovens e Adultos. Investigamos aspectos políticos inerentes à educação e ao teatro tendo como fundamento teórico os trabalhos pedagógicos de Paulo Freire (2015a), que estabelecem relação direta entre as intencionalidades políticas e as práticas educativas a serem observadas para que a aprendizagem não seja opressora, mas sim libertadora; os estudos filosóficos de Jacques Rancière (2011), ao apresentar a política como uma interação coletiva em que todos/as se sintam como iguais e possam se manifestar, sendo o reconhecimento da igualdade das inteligência fator determinante para que haja emancipação; e as propostas teatrais de Augusto Boal (2013), que evidenciam que todo teatro é político, a partir das quais ele desenvolve o Teatro do Oprimido, deixando clara a sua atuação criadora em favor de uma ação política transformadora. Desenvolvemos nossa pesquisa em três escolas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal pública de São Bernardo do Campo. Exercitamos, com quatro turmas diferentes, vivências de improvisação teatral a fim de observar como experiências teatrais podem contribuir no processo de ensino e aprendizagem dos/as educandos/as, no mesmo sentido daquilo que os autores que estudamos consideram a ação política, ou seja, como fator determinante para a emancipação e libertação. As metodologias que propusemos nas experiências práticas foram: Jogos Teatrais desenvolvidos por Viola Spolin (2015); exercícios de improvisação Sistema Impro, proposto por Keith Johnstone (MUNIZ, 2015); e técnicas de Teatro do Oprimido criadas por Augusto Boal (2007).pt
dc.description.abstractIn this dissertation, we present theoretical and practical reflections on Theatrical Improvisation in Youth and Adult Education. We investigate inherent political aspects in education and theater. In this regard, we analyze the pedagogical works of Paulo Freire (2015a), which establish a direct relation between the political intentions and educational practices to be observed so that the learning is not oppressive, but liberating; the philosophical studies of Jacques Rancière (2011), in presenting politics as a collective interaction in which all feel equal and thus can manifest themselves, being the recognition of the equality of intelligences a determinant factor to achieve emancipation; and the theatrical proposals of Augusto Boal (2013), which show that every theater is political and develops the Theater of the Oppressed, making clear its creative activity in favor of a transformative political action. Our practical research was developed in three schools of Youth and Adult Education (EJA), of the public municipal network of São Bernardo do Campo. With four different classes, we performed theatrical improvisation experiences with the purpose of observing how theatrical experiences can contribute to the teaching and learning process of the students, in the same sense that the studied authors understand political action as a determining factor for the emancipation and liberation. The methodologies proposed in the practical experiences were: the Theatrical Games developed by Viola Spolin (2015); Impro improvisation exercises Impro System, proposed by Keith Johnstone (MUNIZ, 2015); and the Theater of the Oppressed techniques created by Augusto Boal (2007).en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.description.sponsorshipIdCAPES: 816305/2015
dc.identifier.aleph000905509
dc.identifier.capes41002016026P1
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/154379
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectImprovisaçãopt
dc.subjectTeatropt
dc.subjectPolíticapt
dc.subjectEmancipaçãopt
dc.subjectEJApt
dc.subjectImprovisationen
dc.subjectTheateren
dc.subjectPoliticsen
dc.subjectEmancipationen
dc.subjectEJAen
dc.titleImprovisação teatral na educação de jovens e adultos: um ato político emancipatóriopt
dc.title.alternativeTheatrical improvisation in youth and adult education: an emancipatory political acten
dc.title.alternativeLa improvisación teatral en la educación de jóvenes y adultos: un acto político emancipatorioes
dc.title.alternativeL'improvisation théâtrale dans l'éducation des jeunes et des adultes: un acte politique émancipatoirefr
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.advisor.lattes0337663798764526[1]
unesp.advisor.orcid0000-0002-0727-5766[1]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Artes, São Paulopt
unesp.embargoOnlinept
unesp.graduateProgramArtes (mestrado profissional) - IApt
unesp.knowledgeAreaArte e educaçãopt
unesp.researchAreaAbordagens teórico-metodológicas das práticas docentespt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
catelan_fb_me_ia.pdf
Tamanho:
10.42 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.99 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: