Logo do repositório
 

Um contexto histórico para análise matemática para uma educação matemática

dc.contributor.advisorBaroni, Rosa Lúcia Sverzut [UNESP]
dc.contributor.advisorNascimento, Vanderlei Marcos do [UNESP]
dc.contributor.authorBatarce, Marcelo Salles [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-06-11T19:24:55Z
dc.date.available2014-06-11T19:24:55Z
dc.date.issued2003-06-06
dc.description.abstractNeste trabalho caracterizamos duas práticas educacionais. De um lado, o ensino de matemática como sendo toda prática que procura se justificar através da existência de uma única matemática de caráter universal e a priori, e que atribui para si, como missão, a transmissão dessa matemática da forma mais precisa possível. Diante desta concepção nós propomos que a história da matemática para o ensino de matemática tem como pano de fundo uma matemática a priori e que, neste caso, os fatos históricos acabam conectados por uma lógica imposta, de forma implícita, que em última análise está fundamentada em uma concepção de matemática. De outro lado, toda prática que considera determinar e ser determinada por uma concepção de matemática é educação matemática (EM). Assim, a EM considera suas práticas e a matemática como partes de uma dialética. Na EM os estudos de História da Matemática se justificam como um espaço que considera a existência de distintas concepções de matemática. Finalmente, apresentamos um contexto histórico para análise matemática (CHAM) como exemplo de considerações de história da matemática, do ponto de vista da EM caracterizada por nós.pt
dc.description.abstractIn this paper we understand two different educational practices. On one hand the mathematics teaching as all practice that justify itself because one believe there is a mathematics which is universal and a priori. This way of teaching consider that its mission is merely the transmission of the universal mathematics as accurately as possible. In this sense the history of mathematics as tied up to the concepts and to the logic of this priori science. On the other hand the Mathematics Education as a practice that consider that mathematics is engendered dialectically and because of this take into account different mathematical conceptions. In this sense the studies of mathematics history present several conceptions of mathematics. In this paper we also present a historical context for mathematical analysis (HCMA) as an example of how to understand the history of mathematics from the perspective of mathematics education.en
dc.format.extent52 f.
dc.identifier.aleph000195825
dc.identifier.capes33004137031P7
dc.identifier.citationBATARCE, Marcelo Salles. Um contexto histórico para análise matemática para uma educação matemática. 2003. 52 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2003.
dc.identifier.filebatarce_ms_me_rcla.pdf
dc.identifier.lattes5175702819106888
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/91132
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectMatemática - Históriapt
dc.subjectEducação matemáticapt
dc.subjectMathematics Educationen
dc.titleUm contexto histórico para análise matemática para uma educação matemáticapt
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes5175702819106888
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claropt
unesp.graduateProgramEducação Matemática - IGCEpt
unesp.knowledgeAreaEnsino e aprendizagem da matemática e seus fundamentos filosóficos-científicospt

Arquivos

Pacote original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
batarce_ms_me_rcla.pdf
Tamanho:
374.52 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format