Atenção!


O atendimento às questões referentes ao Repositório Institucional será interrompido entre os dias 20 de dezembro de 2025 a 4 de janeiro de 2026.

Pedimos a sua compreensão e aproveitamos para desejar boas festas!

Logo do repositório

Educação Física e o ensino de estudantes com autismo: um breve mapeamento da literatura

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Iaochite, Roberto Tadeu

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Rio Claro - IB - Educação Física

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

O número de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas escolas tem crescido consideravelmente nos últimos anos. A Educação Física (EF) escolar pode proporcionar um melhor desenvolvimento pessoal e social desses alunos e disponibilizar um espaço para a inclusão escolar por meio de sua aplicação. Nessa perspectiva, associando a importância do movimento de inclusão de estudantes com autismo e a EF como disciplina que possibilita incluir os mesmo, este trabalho tem como objetivo realizar um breve mapeamento da literatura sobre TEA e a Educação Física na escola, considerando os aspectos metodológicos e os resultados apresentados por essa produção. A metodologia se pautou num breve mapeamento da literatura. Os resultados mostraram a relevância da EF inclusiva e a necessidade de envolver diferentes atores nos estudos sobre o tema.

Resumo (inglês)

The number of students with Autism Spectrum Disorder (ASD) in schools has grown considerably in recent years. Physical Education (PE) in schools can provide better personal and social development for these students and provide a space for school inclusion through its application. From this perspective, associating the importance of the movement for the inclusion of students with autism and PE as a discipline that enables their inclusion, this study aims to carry out a brief mapping of the literature on ASD and Physical Education in schools, considering the methodological aspects and the results presented by this production. The methodology was based on a brief mapping of the literature. The results showed the relevance of inclusive PE and the need to involve different actors in studies on the subject.

Descrição

Palavras-chave

Transtorno do espectro autista, Inclusão, Educação física, Escola, Autism spectrum disorder, Inclusion, Physical education, School

Idioma

Português

Citação

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação