Publicação: Depressão infantil: um estudo bibliográfico
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Leite, César Donizetti Pereira 

Gaviolli, Íria Bonfim
Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Pedagogia - IB
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Mobilizada pelas discussões em torno do impacto da depressão no desenvolvimento da aprendizagem da criança, bem como do papel do psicopedagogo na socialização dos alunos como fatores preponderantes para o bem-estar na vivência escolar, a presente pesquisa tem por objetivo realizar um levantamento de estudos que abordem a temática da depressão infantil. Por meio da abordagem qualitativa será feito um levantamento de artigos de revisão de literatura em português, no Google Acadêmico, com as palavras-chave: Depressão, Saúde Mental, Sofrimento Psíquico e Infância. Nos textos analisados as principais temáticas abordadas foram: Aspectos relacionados a sintomatologia da Depressão Infantil; Transtorno Depressivo Maior; Depressão e parentalidade; Transtornos psiquiátricos; Patologias; Traumas; Manual Estatístico de Transtornos Mentais; Sintomas Clínicos e Epidemiológicos; Sintomas recorrentes; Comportamento; Diagnóstico; Rendimento Escolar; Exclusão Social; Intervenção psicopedagógica; Atividades sugestivas; Valores simbólicos; Brincar; Herança Genética; Comorbidades; Psicofármacos; Antidepressivos; Efeitos negativos; Suicídio; Protocolos Terapêuticos; Terapia Cognitivo Comportamental; Prevenção e Tratamento adequado. Por fim, apresentamos algumas considerações do quadro da depressão infantil no período da Covid-19.
Resumo (inglês)
Mobilized by discussions about the impact of depression on the development of children's learning, as well as the role of the psychopedagogue in the socialization of students as preponderant factors for well-being in the school experience, the present research aims to conduct a survey of studies that address the issue of depression in children. Through a qualitative approach, a survey of literature review articles in Portuguese will be done in Google Scholar, with the keywords: Depression, Mental Health, Psychic Suffering and Childhood. In the analyzed texts, the main themes were Aspects related to the symptomatology of Childhood Depression; Major Depressive Disorder; Depressed MothersDepression and parenting; Psychiatric Disorders; Pathologies; Traumas; Statistical Manual of Mental Disorders; Clinical and Epidemiological Symptoms; Recurrent Symptoms; Behavior; Diagnosis; School Performance; Social Exclusion; Psychopedagogical Intervention; Suggestive Activities; Symbolic Values; Play; Genetic Inheritance; Comorbidities; Psychotropic drugs; Antidepressants; Negative Effects; Suicide; Therapeutic Protocols; Cognitive Behavioral Therapy; Prevention, and Appropriate Treatment. Finally, we present some considerations of the picture of childhood depression in the Covid-19 period.
Descrição
Palavras-chave
Depressão, Saúde mental, Sofrimento psíquico, Infância, Depression, Mental health, Psychic suffering, Childhood
Idioma
Português