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Publicação:
Análise comparativa de capacidade e performance de Gateways de API para Gestão de Relacionamento com o Cliente

dc.contributor.advisorSouza, Rogéria Cristiane Gratão de [UNESP]
dc.contributor.authorNitto, Flavia Narumi [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2024-12-09T20:42:01Z
dc.date.available2024-12-09T20:42:01Z
dc.date.issued2024-10-29
dc.description.abstractNo âmbito empresarial, o crescente uso de sistemas para gestão de relacionamento com o cliente é indispensável para garantir a retenção de clientes e o aumento das vendas. Além disso, também é necessário o uso de tecnologias voltadas para o planejamento dos recursos empresariais. Diante deste cenário, as ferramentas de gateway de API se tornam essenciais para assegurar a integração destas soluções, de forma segura e resiliente a falhas. Assim, este trabalho apresenta uma análise de métricas de capacidade e performance de três gateways de API, com o objetivo de contribuir para a gestão efetiva de clientes, em consonância com os recursos internos da empresa, e auxiliar os usuários na escolha do gateway mais adequado, considerando as especificidades de cada solução avaliada. O planejamento dos testes envolveu métricas de capacidade, como a quantidade de requisições e volume de dados trafegado, e métricas de performance, como a taxa de latência, taxa de erros e tempo médio de resposta. Foram avaliadas as seguintes soluções de gateway: Mulesoft Anypoint Platform, Kong e Google Apigee com testes progressivos de carga e simulando até 600 acessos simultâneos. Da análise dos resultados, verificou-se que a ferramenta Mulesoft Anypoint Platform teve melhor desempenho no tempo de resposta e taxa de latência, sendo recomendada por ser uma solução confiável e robusta. Já a solução open source Kong, se destacou com a menor taxa de latência, mas revelou ter uma demora considerável no processamento, sugerindo maior customização para otimizar os resultados. Por fim, a solução do Google Apigee não obteve resultados satisfatórios para uma ferramenta paga, com altos níveis de latência, sugerindo a necessidade de uma otimização na estratégia de implementação.pt
dc.description.abstractIn the corporate environment, the increasing use of customer relationship management systems is essential to ensure customer retention and increased sales. In addition, it is also necessary to use technologies aimed at enterprise resource planning. Given this scenario, API gateway tools become essential to ensure the integration of these solutions in a secure and failure-resistant manner. Thus, this paper presents an analysis of capacity and performance metrics of three API gateways, with the objective of contributing to effective customer management, in line with the company's internal resources, and helping users choose the most appropriate gateway, considering the specificities of each evaluated solution. Test planning involved capacity metrics, such as the number of requests and volume of data transferred, and performance metrics, such as latency rate, error rate, and average response time. The following gateway solutions were evaluated: Mulesoft Anypoint Platform, Kong, and Google Apigee with progressive load tests and simulating up to 600 simultaneous accesses. From the analysis of the results, it was found that the Mulesoft Anypoint Platform tool performed better in response time and latency rate, and is recommended as a reliable and robust solution. The Kong open source solution stood out with the lowest latency rate, but revealed a considerable delay in processing, suggesting greater customization to optimize results. Finally, the Google Apigee solution did not obtain satisfactory results for a paid tool, with high levels of latency, suggesting the need for optimization in the implementation strategy.en
dc.identifier.citationNITTO, Flavia Narumi. Análise comparativa de capacidade e performance de Gateways de API para Gestão de Relacionamento com o Cliente. (Trabalho de Conclusão – Ciências da Computação). - Universidade Estadual Paulista (Unesp), Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas (Ibilce), São José do Rio Preto, 2024.
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/11449/258750
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.subjectGestão de relacionamento com o clientept
dc.subjectGateway de APIpt
dc.subjectPlanejamento de recursos empresariaispt
dc.subjectCustomer relationsen
dc.subjectApplication program interfacesen
dc.subjectEnterprise resource planningen
dc.titleAnálise comparativa de capacidade e performance de Gateways de API para Gestão de Relacionamento com o Clientept
dc.title.alternativeComparative analysis of capacity and performance of API Gateways for Customer Relationship Managementen
dc.typeTrabalho de conclusão de cursopt
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, São José do Rio Pretopt
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.undergraduateSão José do Rio Preto - IBILCE - Ciência da Computaçãopt

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