Logotipo do repositório
 

Publicação:
A importância da rapidez de atendimento em supermercados: um estudo de caso

dc.contributor.authorRinaldi, José Gilberto Spasiani [UNESP]
dc.contributor.authorMorabito, Reinaldo
dc.contributor.authorTachibana, Vilma Mayumi
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.institutionUniversidade Federal de São Carlos (UFSCar)
dc.contributor.institutionFaculdade de Ciências e Tecnologia Departamento de Matemática, Estatística e Computação
dc.date.accessioned2014-05-20T15:16:04Z
dc.date.available2014-05-20T15:16:04Z
dc.date.issued2009-03-01
dc.description.abstractNeste trabalho, analisam-se algumas causas pelas quais clientes frequentam um supermercado, tais como: preço de produtos, localização do estabelecimento, rapidez de atendimento, qualidade de atendimento, variedade de produtos, estacionamento e outras. Por meio de análise estatística multivariada, foi verificada a relevância de cada causa em contraste com as outras, ou seja, a importância relativa de cada uma. Assim, pôde-se observar que a rapidez de atendimento desempenha um papel importante em relação às demais para o nível de serviço dos clientes. Utilizando-se análise de agrupamentos hierárquicos de variáveis e análise de correspondência, associaram-se causas em grupos e relacionaram-se causas a alguns fatores, como, por exemplo, escolaridade dos clientes, sendo esta uma observação interessante por existir, no Brasil, uma relação significativa entre renda e escolaridade. A coleta de dados foi realizada em um supermercado no interior de São Paulo e, desta forma, os resultados baseiam-se em um estudo de caso, tendo limitações inferenciais.pt
dc.description.abstractIn this study we analyze some reasons by which customers go to supermarkets regularly such as: price of products, establishment location, quick responsiveness, quality of service, variety of products, parking lot, and others. Using multivariate statistical analysis, the relevance of each reason in contrast with others, and their relative importance were verified. As a result, it was observed that quick responsiveness has an important role compared to others for the customer service level. Through the hierarchical cluster and correspondence analysis, it was possible to associate reasons with groups and reasons with factors. The level of the customers' education was associated with the factors that lead them to go regularly to the place. This is an interesting observation since in Brazil there is a significant relationship between income and education. The study was carried out in a supermarket in São Paulo State; therefore, this is a case study thus presenting inferential limitations.en
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências e Tecnologia Departamento de Matemática, Estatística e Computação
dc.description.affiliationUniversidade Federal de São Carlos (UFSCar) Departamento de Engenharia de Produção
dc.description.affiliationFaculdade de Ciências e Tecnologia Departamento de Matemática, Estatística e Computação
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências e Tecnologia Departamento de Matemática, Estatística e Computação
dc.format.extent1-14
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S0104-530X2009000100002
dc.identifier.citationGestão & Produção. Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), v. 16, n. 1, p. 1-14, 2009.
dc.identifier.doi10.1590/S0104-530X2009000100002
dc.identifier.fileS0104-530X2009000100002.pdf
dc.identifier.issn0104-530X
dc.identifier.lattes5397242592525655
dc.identifier.lattes2943659125242224
dc.identifier.scieloS0104-530X2009000100002
dc.identifier.scopus2-s2.0-66149123627
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/29887
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlos (UFSCar)
dc.relation.ispartofGestão & Produção
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjectSupermercadospt
dc.subjectRapidez de atendimentopt
dc.subjectAnálise de agrupamentospt
dc.subjectAnálise de correspondênciapt
dc.subjectSupermarketsen
dc.subjectQuick responsivenessen
dc.subjectCluster analysisen
dc.subjectCorrespondence analysisen
dc.titleA importância da rapidez de atendimento em supermercados: um estudo de casopt
dc.title.alternativeThe importance of quick responsiveness in supermarkets: a case studyen
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes5397242592525655
unesp.author.lattes2943659125242224
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudentept
unesp.departmentMatemática e Computação - FCTpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S0104-530X2009000100002.pdf
Tamanho:
859.68 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.71 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.71 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: