Logo do repositório
 

Spelling performance of public and private school students: A comparative study

dc.contributor.authorSampaio, Maria Nobre [UNESP]
dc.contributor.authorFusco, Natália [UNESP]
dc.contributor.authorRomero, Ana Carla Leite [UNESP]
dc.contributor.authorAmaral, Amanda Corrêa Do [UNESP]
dc.contributor.authorCapellini, Simone Aparecida [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2021-07-14T10:44:25Z
dc.date.available2021-07-14T10:44:25Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractTo characterize and compare the spelling performance of private and public students. Three hundred 1st-5th graders from public and private schools in the city of Marília, São Paulo, Brazil, were evaluated, totalizing 30 students from each grade, respectively. Collective and individual versions of the Pró-Ortografia test (a renowned Brazilian spelling test) were administered. There were significant inter-group differences indicating that private school students achieved higher performance. The mean values of correct answers of higher grade level students were statistically greater than those of the lower grade level students. The results indicated that the mean values of correct answers of all versions of the spelling test administered increased across grades for both private and public school students. However, the data evaluated showed that private school students attained higher spelling performance than public school students from the 2nd grade onwards.en
dc.description.abstractO estudo buscou caracterizar e relacionar o desempenho ortográfico dos escolares de 1º ao 5º ano do ensino particular e público. Foram avaliados 300 escolares do 1º ao 5º ano em duas escolas, uma particular e outra pública, da cidade de Marília, São Paulo, sendo 30 alunos de cada ano escolar. Como procedimento, foi aplicado o Pró-Ortografia na sua versão coletiva e individual. Houve diferença estatisticamente significativa na comparação intergrupos, indicando desempenho superior dos escolares do ensino particular. Com o aumento da seriação, todos os grupos aumentaram a média de acertos nas provas avaliadas. Os resultados indicaram que as médias de acertos nas provas ortográficas se tornaram superiores com a progressão escolar tanto para os escolares do ensino particular quanto para os do ensino público. No entanto, os dados evidenciaram que os alunos do ensino particular apresentaram desempenho ortográfico superior em relação aos do ensino público a partir do 2º ano.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Faculdade de Filosofia e Ciências
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Faculdade de Filosofia e Ciências
dc.format.extent399-410
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/1982-02752017000300008
dc.identifier.citationEstudos de Psicologia (Campinas). Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, v. 34, n. 03, p. 399-410, 2017.
dc.identifier.doi10.1590/1982-02752017000300008
dc.identifier.fileS0103-166X2017000300399.pdf
dc.identifier.issn1982-0275
dc.identifier.scieloS0103-166X2017000300399
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/212736
dc.language.isoeng
dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.relation.ispartofEstudos de Psicologia (Campinas)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjectEvaluationen
dc.subjectHandwritingen
dc.subjectLearningen
dc.subjectTeachingen
dc.subjectAvaliaçãopt
dc.subjectEscrita manualpt
dc.subjectAprendizagempt
dc.subjectEnsinopt
dc.titleSpelling performance of public and private school students: A comparative studyen
dc.title.alternativeDesempenho ortográfico de escolares do ensino particular e público: estudo de caracterização e relaçãopt
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Maríliapt
unesp.departmentFonoaudiologia - FFCpt

Arquivos

Pacote original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S0103-166X2017000300399.pdf
Tamanho:
220.47 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format