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Publicação:
O papel do planejamento didático-pedagógico no processo de construção da autonomia profissional de professores de química em formação inicial: análise do processo EAR de validação de sequências didáticas no âmbito do PIBID.

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Orientador

Bego, Amadeu Moura

Coorientador

Pós-graduação

Química - IQAR 33004030072P8

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

A presente pesquisa teve como objetivo investigar como se dá o desenvolvimento da autonomia profissional de professores de Química em formação inicial durante o Processo de Elaboração, Aplicação e Reelaboração (EAR) de validação de Sequências Didáticas (SDs). Para a consecução do objetivo de pesquisa, optou-se pela realização de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso. Com o intuito de operacionalizar o processo de investigação e viabilizar a resposta do problema de pesquisa, foram formuladas as seguintes questões de pesquisa: 1. qual a racionalidade prevalente dos professores em formação inicial acerca do planejamento didático-pedagógico e do trabalho docente?; 2. de que modo o Processo EAR incide sobre a qualidade do planejamento da SD dos professores?; 3. de que modo o Processo EAR incide sobre a racionalidade prevalente dos professores acerca do planejamento e sua importância para o processo de ensino e aprendizagem? Conforme a abordagem de pesquisa escolhida, as fontes de informação foram: sujeitos e documentos. Os sujeitos foram: 20 alunos de graduação do curso de licenciatura em química vinculados ao Programa Institucional de Bolsas a Iniciação à Docência (PIBID). Os documentos utilizados foram: a elaboração de SDs, o trabalho em grupo para propor justificativas às modificações que foram realizadas na reelaboração da SD, questionário para o levantamento de concepções prévias e entrevistas reflexivas individuais. Os resultados obtidos por meio dos instrumentos de coleta de informações apontaram para o fato de os professores em formação inicial, no âmbito dessa pesquisa, apresentaram a racionalidade prática como prevalente, fundamentando suas concepções acerca do trabalho educativo e do planejamento didático-pedagógico, diferentemente do que apontam os trabalhos nacionais e internacionais acerca das principais práticas e concepções de professores sobre o planejamento. Ainda, o Processo EAR por meio das sucessivas etapas de avaliação e reflexão possibilitou aos sujeitos elaborarem SDs mais adequadas, e a ressignificarem sua prática docente, culminando em melhorias para o processo de ensino e aprendizagem. Verificou-se, também, que após vivenciarem todo o Processo EAR, os sujeitos avançaram em certas concepções, embora ainda apresentem a racionalidade prática como prevalente. Como conclusão, apontamos para o enorme potencial do Processo EAR fundamentado em perspectivas críticas para o desenvolvimento da autonomia profissional de professores, bem como para a implementação de tempos e espaços de reflexões coletivas acerca do ensino e da prática docente, fato esse fundamental para propor novos caminhos na formação inicial de professores.

Resumo (inglês)

The aim of the research was to investigate the development of the professional autonomy of chemistry teachers in initial formation during the Process of Elaboration, Application and Re-elaboration (EAR) of validation of Didactic Sequences (DS). In order to achieve the research objective, a qualitative research of the type of case study was chosen. In order to operationalize the research process and make the research problem feasible, the following research questions were formulated: 1. what is the hegemonic rationality of teachers in initial formation about didactic-pedagogical planning and teaching work ?; 2. How does the EAR Process affect the quality of teachers' DS planning ?; 3. How does the EAR Process affect the hegemonic rationality of teachers about planning and its importance to the teaching and learning process? According to the chosen research approach, the sources of information were: subjects and documents. The subjects were: 20 undergraduate students of the graduation course in chemistry linked to the “Programa Institucional de Bolsas a Iniciação à Docência (PIBID)”. The documents used were: the elaboration of DS, the group work to propose justifications for the modifications that were carried out in the re-elaboration of DS, a questionnaire for the collection of previous conceptions and individual reflective interviews. The results obtained through the instruments of information collection pointed to the fact that the teachers in initial training, within the scope of this research, presented the practical rationality as hegemonic, basing their conceptions about educational work and didactic-pedagogical planning, unlike the national and international works on the main practices and teacher’s conceptions about the planning. In addition, the EAR Process through successive stages of evaluation and reflection enabled the subjects to develop more adequate SDs, and to re-signify their teaching practice, culminating in improvements for the teaching and learning process. It was also verified that after experiencing the entire EAR Process, the subjects advanced in certain conceptions, although they still present practical rationality as hegemonic. As a conclusion, we point to the enormous potential of the EAR Process based on critical perspectives for the development of professional autonomy of teachers, as well as for the implementation of times and spaces of collective reflections about teaching and teaching practice, a fundamental fact to propose new initial teacher training.

Descrição

Palavras-chave

Formação inicial de professores, Modelos de racionalidade, Sequência didática, Autonomia, Estudo de caso, Planejamento didático-pedagógico

Idioma

Português

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