Logotipo do repositório
 

Publicação:
As práticas pedagógicas e o desenvolvimento dos conceitos não-cotidianos na criança pré-escolas

dc.contributor.authorBarbosa, Eliza Maria [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2015-07-15T18:28:05Z
dc.date.available2015-07-15T18:28:05Z
dc.date.issued2012
dc.description.abstractThis article discusses non-daily concept formation in children talking about contributions from historical-cultural theory, highlighting school learning and teaching mediation as effective instruments on the development of these concepts. The goal is to reaffirm the understanding that it is by teaching activity that children acquire cultural concepts that are necessary to their humanization process. It also discusses the opposition established between psychogenic understanding on the formation of non-spontaneous concepts and the perspective in this historical-cultural theory, lines of development of daily concepts and not daily ones, and finally highlights the assumption that school educative practices are universal and necessary forms for this development.en
dc.description.abstractO artigo trata da formação dos conceitos não-cotidianos nas crianças abordando as contribuições da teoria Histórico-Cultural, destacando as aprendizagens escolares e as mediações pedagógicas como instrumentos efetivos de desenvolvimento desses conceitos. O objetivo é reafirmar a compreensão de que é pela atividade de ensino que as crianças adquirem os conceitos culturais, necessários para o seu processo de humanização. Discute a oposição que se estabelece entre a compreensão Psicogenética sobre a formação dos conceitos não espontâneos2 e a perspectiva presente na teoria Histórico-Cultural, as linhas de desenvolvimento dos conceitos cotidianos e não cotidianos e por fim, destaca o pressuposto de que as práticas educativas escolares são formas universais e necessárias a esse desenvolvimento.pt
dc.description.affiliationUnespDepartamento de Psicologia da Educação da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara
dc.format.extent97-114
dc.identifierhttp://periodicos.uesb.br/index.php/praxis/article/view/737
dc.identifier.citationPráxis Educacional, v. 8, p. 97-114, 2012.
dc.identifier.fileISSN1809-0249-2012-08-97-114.pdf
dc.identifier.issn1809-0249
dc.identifier.lattes9922907436527599
dc.identifier.orcid0000-0002-9452-6008
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/124962
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofPráxis Educacional
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.sourceCurrículo Lattes
dc.subjectSchool learningen
dc.subjectNon-daily conceptsen
dc.subjectHistorical and Cultural Theoryen
dc.subjectAprendizagem escolarpt
dc.subjectConceitos não-cotidianospt
dc.subjectTeoria Histórico-Culturalpt
dc.titleAs práticas pedagógicas e o desenvolvimento dos conceitos não-cotidianos na criança pré-escolaspt
dc.title.alternativePedagogical practices and development of nondaily concepts at pre-school childen
dc.typeArtigopt
dspace.entity.typePublication
relation.isDepartmentOfPublication4122aeef-23cb-43da-8327-f8d51f5c6604
relation.isDepartmentOfPublication.latestForDiscovery4122aeef-23cb-43da-8327-f8d51f5c6604
relation.isOrgUnitOfPublication0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6
relation.isOrgUnitOfPublication.latestForDiscovery0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6
unesp.author.lattes9922907436527599[1]
unesp.author.orcid0000-0002-9452-6008[1]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquarapt
unesp.departmentPsicologia da Educação - FCLARpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ISSN1809-0249-2012-08-97-114.pdf
Tamanho:
260.46 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format