Logotipo do repositório
 

Publicação:
Estrutura e organização da comunidade aquática e adequação de índices de qualidade ambiental para avaliação do estado de conservação dos riachos da Serra do Japi (APA Jundiaí/SP)

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Uieda, Virginia Sanches

Coorientador

Pós-graduação

Ciências Biológicas (Zoologia) - IBB

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Tese de doutorado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

A falta de estudos de inventariamento de espécies em Áreas de Proteção Ambiental (APA) tem dificultado a avaliação da importância de sua preservação na conservação da biota aquática. Neste contexto, o presente trabalho foi realizado em riachos da Serra do Japi (APAs de Jundiaí e Cabreúva), considerada um importante remanescente de Mata Atlântica do estado de São Paulo, com o objetivo de fornecer dados sobre a biota aquática e avaliar a efetividade da área na manutenção desta biodiversidade. Para tanto, foram realizadas coletas de invertebrados e vertebrados aquáticos em três anos consecutivos (2005-2006-2007). Os resultados revelaram que a Serra do Japi contribui na conservação de 138 unidades taxonômicas da biota aquática e abriga rica e representativa biodiversidade da fauna de água doce do estado (17,9%). Os riachos estudados ajudam na proteção de táxons listados como vulneráveis a extinção, como Neoplecostomus paranensis e Pareiorhina, abrigam animais dulcícolas de distribuição restrita ao território brasileiro e constituem um importante reduto de espécies até então desconhecidas e ou desaparecidas, como o peixe Pareiorhina e a perereca Vitreorana eurygnatha. A análise da dieta dos peixes mostrou uma íntima associação com o nível de preservação dos riachos, com predomínio de espécies insetívoras em ambientes mais preservados e um aumento da participação da matéria orgânica na dieta de peixes de ambientes antropizados. A coexistência destas espécies esteve associada à flexibilidade e capacidade de ajuste quando seu alimento preferencial se encontra reduzido, com variação espacial e sazonal na dieta. Quanto à fauna de macroinvertebrados, a presença de mata ciliar...

Resumo (inglês)

Not available

Descrição

Palavras-chave

Ecossistemas aquáticos

Idioma

Português

Como citar

YOSHIDA, Claudia Eiko. Estrutura e organização da comunidade aquática e adequação de índices de qualidade ambiental para avaliação do estado de conservação dos riachos da Serra do Japi (APA Jundiaí/SP). 2011. 170 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Botucatu, 2011.

Itens relacionados

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação