Publicação: Diálogos entre o movimento e o planejamento na educação física infantil
dc.contributor.advisor | Alves, Flávio Soares [UNESP] | |
dc.contributor.author | Oliveira, Bruna Eduarda Buonafina Batista de | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2024-10-30T16:49:02Z | |
dc.date.available | 2024-10-30T16:49:02Z | |
dc.date.issued | 2024-09-16 | |
dc.description.abstract | Este recurso educacional foi desenvolvido como um dos requisitos para a obtenção do Título de Mestre em Educação Física junto ao programa de Mestrado Profissional em Educação Física em rede nacional - ProEF, da Universidade Estadual Paulista - Rio Claro. Trata-se, portanto, do resultado da pesquisa intitulada: “Diálogos entre o movimento e o planejamento na Educação Física Infantil”. Cabe destacar que a sua criação foi fruto de um arranjo compositivo tecido entre diferentes elementos que pulsam dentro deste exercício de pesquisa. Esses elementos se referem às intenções e experiências da pesquisadora como professora de Educação Física na Educação Infantil, às reflexões decorrentes do estudo realizado na primeira etapa desta pesquisa e às singularidades encontradas na realidade escolar. Além disso, algumas referências foram particularmente relevantes para inspirar o planejamento deste quadro de aulas: o Livro do Professor de Educação Física (material do município de Valinhos), que é uma compilação de planos de aulas divididos por temas específicos da Educação Física, a obra de Sá & Godoy (2009) intitulada “Oficinas de dança e expressão corporal” e o referencial Labaniano (1978; 1990), que respaldou as que tiveram como inspiração os Fatores do Movimento(Peso, Espaço, Tempo e Fluência). Assim, a proposta que apresentaremos a seguir considerou as especificidades da Educação Infantil, envolvendo o tema da expressão corporal, a fim de dar visibilidade ao protagonismo do movimento das crianças. Ao todo, foram elaboradas 8 aulas, de 50 minutos cada. Também é oportuno enfatizar que nosso objetivo, com este recurso educacional não é fornecer uma “receita de bolo”, ou seja, um planejamento de aulas insensível à natureza infantil, que está o tempo todo descobrindo, criando e recriando maneiras de se expressar. Desta forma, o que estamos apresentando aqui é um ponto de partida para acessar a inventividade e expressão corporal infantil, porém, sabemos que ao longo desta caminhada o leitor poderá realizar diversas conexões que levarão a desfechos diferentes de acordo com as singularidades de cada criança da sua turma assim como das interações estabelecidas durante o ato educativo. | pt |
dc.description.abstract | This educational resource was developed as one of the requirements for obtaining the Master's Degree in Physical Education within the National Professional Master's in Physical Education program - ProEF, at the University State Paulista - Clear River. This is, therefore, the result of the research entitled: “Dialogues between movement and planning in Early Childhood Physical Education”. It is worth highlighting that its creation was the result of a compositional arrangement woven between different elements that pulsate within this research exercise. These elements refer to the researcher's intentions and experiences as a Physical Education teacher in Early Childhood Education, the reflections arising from the study carried out in the first stage of this research and the singularities found in the school reality. Furthermore, some references were particularly relevant to inspire the planning of this lesson plan: the Physical Education Teacher's Book (material from the municipality of Valinhos), which is a compilation of lesson plans divided by specific Physical Education themes, the work by Sá & Godoy (2009) entitled “Dance and body expression workshops” and the Labanian framework (1978; 1990), which supported those inspired by Movement Factors (Weight, Space, Time and Fluency). Therefore, the proposal that we will present below considered the specificities of Early Childhood Education, involving the theme of bodily expression, in order to give visibility to the protagonism of the children's movement. In total, 8 classes were prepared, lasting 50 minutes each. It is also appropriate to emphasize that our objective with this educational resource is not to provide a “cake recipe”, that is, a lesson plan that is insensitive to children's nature, which is constantly discovering, creating and recreating ways of expressing itself. In this way, what we are presenting here is a starting point to access children's inventiveness and body expression, however, we know that along this journey the reader will be able to make different connections that will lead to different outcomes according to the singularities of each child in the family. your class as well as the interactions established during the educational act. | en |
dc.identifier.lattes | 8289309269085706 | |
dc.identifier.orcid | 0000-0002-2038-6831 | |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/11449/257945 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.relation | https://hdl.handle.net/11449/257944 | |
dc.relation.ispartof | Diálogos entre o movimento e o planejamento na educação física infantil | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | pt |
dc.subject | Educação física | pt |
dc.subject | Movimento | pt |
dc.subject | Planejamento | pt |
dc.subject | Educação de crianças | pt |
dc.title | Diálogos entre o movimento e o planejamento na educação física infantil | |
dc.type | Objeto educacional | pt |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (Unesp), Instituto de Biociências, Rio Claro | pt |
unesp.department | Educação Física - IB | pt |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- oliveira_bebb_oe_rcla.pdf
- Tamanho:
- 4.81 MB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format
Licença do Pacote
1 - 1 de 1
Nenhuma Miniatura disponível
- Nome:
- license.txt
- Tamanho:
- 2.14 KB
- Formato:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Descrição: