Logotipo do repositório
 

Publicação:
A revista Ciência Hoje das Crianças e o encaminhamento para carreiras científicas: uma análise do cronotopo da seção “Eu li, eu leio”

dc.contributor.authorGiordan, Marcelo
dc.contributor.authorMassi, Luciana [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade de São Paulo (USP)
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2021-07-14T10:28:52Z
dc.date.available2021-07-14T10:28:52Z
dc.date.issued2019-12-20
dc.description.abstractThis study explores the section “I have read, I read” in Ciência Hoje das Crianças (Children’s Science Today) magazine through Bakhtin’s concepts of discursive genre and chronotope. It is a 30-year commemorative section that, throughout 2016, published 22 stories of current and former readers. We consider the discursive genre of science dissemination and its variant for children as references to identify the variants of the discourse genre of this section, in particular that which merges the “Reader’s Letter” format with the presentation of professional success or strong relation with science trajectories. The interdependence relationship of time-space, analyzed through the concept of chronotopy, showed the main marks of the trajectory of these readers, as well as the implicit axiological aspects of the magazine, and the stereotype of the scientist and the relationship with science.en
dc.description.abstractNeste artigo, analisamos a seção “Eu li, eu leio” da revista Ciência Hoje das Crianças valendo-nos dos conceitos de gênero discursivo e cronotopo de Bakhtin. Trata-se de uma seção comemorativa dos 30 anos da revista que publicou 22 histórias de leitores atuais e de ex-leitores ao longo de 2016. Consideramos o gênero discursivo de divulgação científica e sua variante para crianças como referências para identificar as variantes do gênero discursivo dessa seção, em particular, que mescla o formato de “Carta do Leitor” com a apresentação de trajetórias de sucesso profissional ou forte relação com a Ciência. A relação de interdependência tempo-espaço, analisada a partir do conceito de cronotopia, evidenciou as principais marcas da trajetória desses leitores, bem como os aspectos axiológicos implícitos da revista e o estereótipo do cientista e da relação com a Ciência.pt
dc.description.affiliationUniversidade de São Paulo (USP), Faculdade de Educação
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
dc.description.sponsorshipIdCNPq: 302834/2015-0; 426177/2018-5
dc.description.sponsorshipIdFAPESP: 2016/09700-3
dc.format.extent927-944
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/1516-731320190040006
dc.identifier.citationCiência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 25, n. 4, p. 927-944, 2019.
dc.identifier.doi10.1590/1516-731320190040006
dc.identifier.fileS1516-73132019000400927.pdf
dc.identifier.issn1516-7313
dc.identifier.issn1980-850X
dc.identifier.scieloS1516-73132019000400927
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/211735
dc.language.isopor
dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.relation.ispartofCiência & Educação (Bauru)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjectScience disseminationen
dc.subjectDiscourse genderen
dc.subjectChronotopeen
dc.subjectScience teachingen
dc.subjectDivulgação científicapt
dc.subjectGênero discursivopt
dc.subjectCronotopiapt
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt
dc.titleA revista Ciência Hoje das Crianças e o encaminhamento para carreiras científicas: uma análise do cronotopo da seção “Eu li, eu leio”pt
dc.title.alternativeThe magazine Ciência Hoje das Crianças and the route to scientific careers: an analysis of the chronotope of the section “I have read, I read”en
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.orcid0000-0002-4646-0139[1]
unesp.author.orcid0000-0001-8761-3181[2]

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S1516-73132019000400927.pdf
Tamanho:
3.87 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Coleções