Publicação:
Indicadores de estresse e estratégias de enfrentamento de meninos com sinais preditivos para o TDAH

dc.contributor.advisorValle, Tânia Gracy Martins do [UNESP]
dc.contributor.authorGomes, Cássia Amélia [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-06-11T19:28:59Z
dc.date.available2014-06-11T19:28:59Z
dc.date.issued2011-03-31
dc.description.abstractA literatura nacional e internacional, especializada nos estudos a respeito do TDAH e subtipos esclarece a dificuldade em se diagnosticar o transtorno, visto a necessidade de indícios do mesmo em mais de um ambiente, bem como a manifestação do estresse no infante e suas estratégias de enfrentamento. Deste modo, a proposta em questão trás à tona a relevância de investigações abrangendo a temática, devido à grande quantidade de discordâncias entre o desenvolvimento dos sinais preditivos e sua manifestação, os indicativos de estresse e as estratégias de enfrentamento utilizadas por estas crianças no contexto escolar. Os dados coletados receberam abordagem quanti-qualitativa conforme evidenciado nas figuras, quadros e nas inferências extraídas dos resultados. Por meio do Protocolo para Hipótese Diagnóstica para o TDAH foi possível fazer o levantamento de sinais preditivos para o TDAH. Para detectar ocorrência de indicativos de estresse no infante foi utilizado o Inventário de Estresse Infantil (ESI), o qual forneceu respaldo para o conhecimento da emissão de comportamentos inadequados, diante da vivência da quebra do equilíbrio no funcionamento normal da criança. A recuperação deste desequilíbrio exige a utilização de estratégias de enfrentamento, cujo uso depende da forma e como a criança vivencia o estressor, a idade que apresenta os sinais preditivos para o TDAH e subtipos e o contexto em que se encontra, vista sua influência no enfrentamento. A análise destas estratégias envolveu então, a categorização em Ação, Acting Out ou Fuga/Esquiva. Para a categorização das estratégias utilizou-se do questionário Presença de Estressores no Contexto Escolar. Com isso, participaram da pesquisa 15 crianças do sexo masculino com sinais preditivos para o TDAH e subtipos, com indicativos para estresse presente em uma das fases...pt
dc.description.abstractNational and international literature, specializing in studies of ADHD subtypes and clarifies the difficulty in diagnosing the disorder, as the need for evidence in more than one environment, as well as the manifestation of stress in the infant and its coping strategies. Thus, the proposal in question back to the fore the importance of investigations covering the topic, due to the large amount of inconsistencies between the development of predictive signals and its manifestation, indicative of stress and the coping strategies used by these children in the school context. The data collected were qualitative approach quanti-as evidenced in the figures, tables and inferences drawn from the results. Through Protocol for Diagnostic Hypothesis to ADHD could survey of predictive signals for ADHD. To detect occurrence of indicative of stress in the infante was used Infant Stress inventory (ESI), which provided backing for the knowledge of the issue of inappropriate behavior, given the experience of breaking balance in normal functioning, for the child. Recovery of this imbalance requires using coping strategies, whose use depends on the shape and how the child experiences the stressor, the age that introduces the predictive signs for ADHD and subtypes and the context in which it is, view influences in the confrontation. The analysis of these strategies has involved then, categorization into action, Actiong Out or Leak/Dodging. For the categorization of the strategies used questionnaire presence of Stressors in the school context. With this, surveyed 15 male children with predictive signals for ADHD ans subtypes, with indicative to stress this in one of the stages of model quadrifásico (alarm, resistance, almost-exaustão and exhaust). In addition, analysed the confrontational Styles (aggresive, agressive or passive). The results show that, as the process maturacional... (Complete abstract click electronic access below)en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.format.extent176 f. : il.
dc.identifier.aleph000648698
dc.identifier.capes33004056085P0
dc.identifier.citationGOMES, Cássia Amélia. Indicadores de estresse e estratégias de enfrentamento de meninos com sinais preditivos para o TDAH. 2011. 176 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2011.
dc.identifier.filegomes_ca_me_bauru.pdf
dc.identifier.lattes8981913622244863
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/97438
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectDisturbio da falta de altenção com hiperatividadept
dc.subjectStress em criançaspt
dc.subjectEstrategiesen
dc.subjectStressen
dc.titleIndicadores de estresse e estratégias de enfrentamento de meninos com sinais preditivos para o TDAHpt
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes8981913622244863
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
unesp.graduateProgramPsicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem - FCpt
unesp.knowledgeAreaPsicologia do desenvolvimento e aprendizagempt

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