Logotipo do repositório
 

Publicação:
Impacto do treinamento esportivo escolar no contraturno em alunos egressos do ensino público estadual

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Carvalho, Augusto Cesinando de

Coorientador

Pós-graduação

Educação Física - FC/FCT 33004137068P8

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado
Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

A vida moderna atual causa mudanças significativas na qualidade de vida de crianças e adolescentes. Estudos apontam para influências negativas na falta da prática de atividades físicas e exercícios físicos, em especial com a redução na quantidade de aulas de Educação Física nas escolas. Diante dessa realidade, o presente estudo teve como objetivo verificar a qualidade de vida de alunos/atletas egressos de Treinamento Esportivo, realizadas em contra turno escolar, em uma instituição da rede pública estadual, na cidade de Londrina-PR. A coleta de dados foi através dos seguintes instrumentos: uma ficha de anamnese, socioeconômica e o questionário The World Health Organization Quality of Life versão breve (WHOQOL-bref) aplicados em uma amostra de 27 alunos egressos nas modalidades do Atletismo e do Badminton, praticantes no período de 2014 a 2019. O WHOQOL-bref é um questionário com 26 questões que avaliam 4 domínios (físico, psicológico, relações sociais e meio ambiente). As análises dos resultados obtidos pelos instrumentos de pesquisa oportunizaram a compreensão da qualidade de vida desses egressos. A produção de uma cartilha com orientações sobre os resultados levantados e sugestões de encaminhamentos para a manutenção ou melhoria nos índices de qualidade de vida será produzida.

Resumo (espanhol)

La vida moderna actual provoca cambios significativos en la calidad de vida de los niños y adolescentes. Los estudios apuntan a influencias negativas en la falta de actividad física y ejercicio físico, especialmente con la reducción en el número de clases de educación física en las escuelas. En vista de esta realidad, el presente estudio tuvo como objetivo verificar la calidad de vida de los estudiantes/atletas que se graduaron de Entrenamiento Deportivo, realizado en un turno de contraescuela, en una institución de la red pública estatal, en la ciudad de Londrina-PR. La recolección de datos fue a través de los siguientes instrumentos: anamnesis, forma socioeconómica y el cuestionario La versión corta de Calidad de Vida de la Organización Mundial de la Salud (WHOQOL-bref) aplicó a una muestra de 27 estudiantes graduados en las modalidades de Atletismo y Bádminton, practicantes en el período de 2014 a 2019. El WHOQOL-bref es un cuestionario con 26 preguntas que evalúa 4 dominios (físico, psicológico, relaciones sociales y entorno). El análisis de los resultados obtenidos por los instrumentos de investigación verificó la comprensión de la calidad de vida de estos graduados. La producción de un folleto con orientación sobre los resultados planteados y sugerencias de referencias para el mantenimiento o mejora de los índices de calidad de vida.

Descrição

Palavras-chave

Qualidade de vida, Atividades de contraturno, Treinamento esportivo, Egressos, Calidad de vida, Atividades fuera del horário laboral, Formación deportiva, Egresados

Idioma

Português

Como citar

BUENO FILHO, Luiz Edgard. Impacto do treinamento esportivo escolar no contraturno em alunos egressos do ensino público estadual. Augusto Cesinando de Carvalho. 2023. 170 f. Dissertação (Mestrado profissional em Educação Física) - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2023.

Itens relacionados

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação