Logo do repositório

O jogo como precursor de valores no contexto escolar

dc.contributor.advisorLima, José Milton de [UNESP]
dc.contributor.authorSena, Silvio [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-06-11T19:26:00Z
dc.date.available2014-06-11T19:26:00Z
dc.date.issued2007-11-16
dc.description.abstractA presente pesquisa partiu do pressuposto de que se faz necessário, ao educador contemporâneo, buscar recursos e meios que o capacitem a desenvolver um trabalho escolar de maior qualidade, ou seja, planejar, sistematizar e desenvolver atividades com a finalidade de promover a socialização das crianças, nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Estabeleceu como objetivo investigar o jogo como precursor de valores, delimitando como objeto de análise a incorporação, pelas crianças, dos valores: cooperação, solidariedade, respeito mútuo e perseverança. A metodologia, de predominância qualitativa, caracterizou-se como de intervenção, com medidas qualitativas e quantitativas, nas seguintes etapas: etapa de intervenção 1: sondagem inicial; etapa de intervenção 2: sondagem parcial; e, etapa de intervenção 3: sondagem final. Nesse processo, o conhecimento produzido foi tratado como um fenômeno descritivo. A formalização dos diagnósticos, nas três etapas, se deu por meio de observações participante, registros escritos e intervenções do pesquisador em relação às crianças através do jogo...pt
dc.description.abstractThe present study is based on the idea that the contemporaneous teacher has to find resources and ways to develop a higher quality job, that means planning, making an outline and developing activities in order to promote children s socialization, in Primary School. The objective of this research is to investigate the game as a forerunner of values, and having as the analysis object the children s incorporation of values like: cooperation, solidarity, mutual respect and persistence. The methodology study, most of it qualitative, was characterized as an intervention, with qualitative and quantitative instruments, which follows the steps: first intervention step: initial exploration; second intervention step: partial exploration; and third intervention: final exploration. During the study, the knowledge produced was considered and treated as a descriptive phenomenon. The diagnostic was made during participant observation, written registers and the researcher s intervention with the children through games.en
dc.format.extentxiv, 242 f. : il.
dc.identifier.aleph000512952
dc.identifier.capes33004129044P6
dc.identifier.citationSENA, Silvio. O jogo como precursor de valores no contexto escolar. 2007. xiv, 242 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2007.
dc.identifier.filesena_s_me_prud.pdf
dc.identifier.lattes7758444123838079
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/92354
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectJogos educativospt
dc.subjectSocializaçãopt
dc.subjectGameen
dc.subjectSocializationen
dc.titleO jogo como precursor de valores no contexto escolarpt
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
relation.isOrgUnitOfPublicationbbcf06b3-c5f9-4a27-ac03-b690202a3b4e
relation.isOrgUnitOfPublication.latestForDiscoverybbcf06b3-c5f9-4a27-ac03-b690202a3b4e
unesp.author.lattes7758444123838079
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudentept
unesp.graduateProgramEducação - FCTpt
unesp.knowledgeAreaFormação inicial e continuada de professorespt

Arquivos

Pacote original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
sena_s_me_prud.pdf
Tamanho:
1.05 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format