Logotipo do repositório
 

Publicação:
Tecnologias digitais como recurso para o processo de ensino da Matemática nos anos iniciais

dc.contributor.advisorBorba, Marcelo de Carvalho [UNESP]
dc.contributor.advisorNeves, Liliane Xavier [UNESP]
dc.contributor.authorSouza, Ana Claudia Rais de
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2022-10-18T17:15:33Z
dc.date.available2022-10-18T17:15:33Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractNesta pesquisa busca-se responder a seguinte questão: Como as tecnologias digitais tem sido utilizadas como recurso para o ensino de Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental? A Matemática faz parte da vida de todas as pessoas e se faz presente em diversas experiências como contar, comparar e operar sobre quantidades, contudo trata-se de uma disciplina considerada das mais difíceis pelos alunos. O uso de tecnologias na Educação Matemática é uma temática que tem sido bastante explorada por pesquisadores que tentam transformar essa realidade modificando o olhar do aluno sobre a Matemática. Com a democratização da internet e a acessibilidade das tecnologias digitais nos últimos anos, o uso desse recurso se intensificou, assim como o interesse da comunidade da Educação Matemática. Ao atuar na escola, as instituições de pesquisa podem promover verdadeiras transformações no ensino de Matemática com tecnologias digitais. Dessa maneira, através de um levantamento bibliográfico nas bases Capes, SciELO e Google Scholar, de artigos nacionais de 2015 a 2018, o objetivo deste trabalho de conclusão de curso foi investigar como as tecnologias digitais tem sido utilizadas como recurso para o ensino de Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Os resultados indicam que as Tecnologias Digitais estão se inserindo no ambiente escolar gradativamente, contudo ainda não são utilizadas com muita frequência nas aulas de matemática. A maioria das escolas que serviram de cenário para as pesquisas aqui relatadas possuem alguns computadores ou até mesmo salas deinformática, acesso à internet e lousas digitais. Ficou evidente que existem maneiras válidas de utilizar as TD para o ensino da matemática em sala de aula, pois trata-se um recurso a mais para o professor, além dos que ele já utiliza. Propiciando mais dinâmica em sala de aula, tornando mais prazeroso a aprendizagem de Matemática, resultando em um maior envolvimento dos alunos durantes as aulas, estimulando o trabalho coletivo, assim como a produção de conhecimentos.pt
dc.description.abstractThis research aims to answer the following question: How has the digital technologies been used as a resource for the Mathematics teaching in the first years of Elementary School? Mathematics is part of everyone’s life and is present in several experiences such as counting, comparing and operating on quantities; however, it is considered by students one of the most difficult subjects. The use of technology on Mathematics Education is a theme that has been quite explored by researchers who try to transform this reality by changing the student view over Mathematics. With the democratization of the internet and the accessibility of digital technologies in the past few years, the use of this resource has intensified, as well as the Mathematics Education community interest. By working at school, research institutes can promote real transformations in the teaching of Mathematics with digital technologies. In this way, through a bibliographic survey on bases Capes, SciELO and Google Scholar, of national articles from 2015 to 2018, the purpose of this undergraduate thesis was to investigate how digital technologies has been used as a resource for the Mathematics teaching in the first years of Elementary School. The results indicate that Digital Technologies are being gradatively inserted into the school environment, however, are not used very frequently yet in the Mathematics classes. Most of the school that provided the background for the researchers reported here have a few computers or even computer rooms, internet access and digital whiteboards. It is evident that there are valid ways to use DT for the teaching of Mathematics in the classroom, as this is an additional resource for the teacher, besides those it already uses. Providing more dynamics in the classroom, making the learning of Mathematics more enjoyable, resulting in greater involvement of students during classes, stimulating the collective work, as well as the production of knowledge.en
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamento
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/237105
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectTecnologia educacionalpt
dc.subjectMatemática - Ensino Fundamentalpt
dc.subjectEnsinopt
dc.subjectLevantamento bibliográficopt
dc.subjectEducação Matemáticapt
dc.subjectEnsino Fundamental Ipt
dc.subjectMetodologias de ensinopt
dc.subjectBibliographic surveyen
dc.subjectMathematics educationen
dc.subjectElementary School Ien
dc.subjectTeaching methodologiesen
dc.titleTecnologias digitais como recurso para o processo de ensino da Matemática nos anos iniciaispt
dc.title.alternativeDigital technologies as a resource for the teaching process of Mathematics in the early yearsen
dc.typeTrabalho de conclusão de cursopt
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claropt
unesp.undergraduatePedagogia - IBpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
souza_acr_tcc_rcla.pdf
Tamanho:
566.25 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.44 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
souza_acr_autorizacao_rcla.pdf
Tamanho:
349.92 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição: