Logotipo do repositório
 

Publicação:
Contribuições da dança na educação infantil

dc.contributor.advisorAlves, Flávio Soares [UNESP]
dc.contributor.authorUechi, Giovanna
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2023-08-21T19:14:19Z
dc.date.available2023-08-21T19:14:19Z
dc.date.issued2020
dc.description.abstractO presente trabalho traz algumas reflexões sobre o ensino da dança na Educação Infantil. A abordagem é feita de maneira qualitativa, estabelecendo diálogo com autores e estudiosos da área, visando analisar e compreender através da pesquisa bibliográfica as contribuições da dança na Educação Infantil. Para tanto, situamos as reflexões acerca da dança buscando enfatizar sua dimensão comunicativa e expressiva. Desta forma, muito mais do que passos coreografados o que se evidencia é a natureza linguística da dança, só constituída em movimento, ao longo das interações encadeadas no trabalho educativo. Assim, tendo em vista essa centralidade da linguagem corporal nas aprendizagens constituídas na infância, reforçam-se as contribuições da dança na qualificação da Educação Infantil. Assentamos a nossa reflexão em hipóteses que propõe a dança como aspecto fundamental de comunicação e expressão, que busca desenvolver aspectos plurais e contribuir para uma formação mais ampla dos alunos a partir de uma dimensão lúdica e experimental, proporcionando um desenvolvimento integral do aluno.pt
dc.description.abstractThe present work brings some light to the teaching of dance in Early Childhood Education. The approach is done in a qualitative way, establishing dialogue with authors and scholars in the area, aiming to analyze and understand through bibliographic research the contributions of dance in Early Childhood Education. For this purpose, we place the reflections on dance trying to emphasize its communicative and expressive dimension. Consequently, much more than choreographed steps, what is evident is the linguistic nature of dance, only constituted in movement, throughout the interactions linked in the educational work. Thus, in view of this centrality in body language in the learning occurring in childhood, we reinforce the contributions of dance in the qualification of Early Childhood Education. We base our reflection on hypotheses that propose dance as a fundamental aspect of communication and expression, which seeks to develop plural aspects and contribute to a broader training of students from a playful and experimental dimension, providing integral development for the student.en
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamento
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/250381
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectInfânciapt
dc.subjectDançapt
dc.subjectLinguagempt
dc.subjectExpressãopt
dc.subjectEducationen
dc.subjectChildhooden
dc.subjectDanceen
dc.subjectLanguageen
dc.subjectExpressionen
dc.titleContribuições da dança na educação infantilpt
dc.title.alternativeContributions of dance in early childhood educationen
dc.typeTrabalho de conclusão de cursopt
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claropt
unesp.undergraduatePedagogia - IBpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
uechi_g_tcc_rcla.pdf
Tamanho:
911.69 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.44 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
uechi_g_autorizacao_rcla.pdf
Tamanho:
392.83 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição: