Publicação: Manual de orientações para pais e professores de crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade -TDAH
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Data
Autores
Orientador
Schelp, Arthur Oscar 

Pádula, Niura Aparecida de Moura Ribeiro 

Coorientador
Pós-graduação
Medicina (mestrado profissional) - FMB
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
O transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) é uma síndrome psiquiátrica de alta prevalência em crianças e adolescentes, apresentando critérios clínicos operacionais bem estabelecidos para o seu diagnóstico. O processo de avaliação diagnóstica é abrangente, envolvendo necessariamente a coleta de dados com os pais, com a criança e com a escola. O tratamento do TDAH envolve uma abordagem múltipla, englobando intervenções psicossociais e psicofarmacológicas, sendo o metilfenidato a medicação com maior comprovação de eficácia neste transtorno. Este trabalho foi elaborado no intuito de desenvolver um manual de orientação para pais e professores de crianças com TDAH – Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. Desta forma, pode-se identificar o transtorno através de um manual possibilitando aumentar a assertividade, e assim, a qualidade de vida da criança e seu entorno. O professor e os pais podem ser um grande aliado na identificação da criança portadora, quando possui conhecimentos sobre TDAH. O tratamento requer uma abordagem sistêmica, uma vez que, nenhum tipo de tratamento abrange todas as dificuldades experimentadas por estas crianças.
Resumo (inglês)
Attention deficit hyperactivity disorder (ADHD) is a complex neurodevelopmental disorder with a high prevalence in children and adolescents, which presents wellestablished diagnostic criteria. The diagnostic assessment process is deep and wideranging, embrancing data collection with parents, the child and the school. The treatment of ADHD involves a therapeutic approach, including psychosocial and psychopharmacological ones, being methylphenidated the medication with higher efficiency in this disorder. This work was developed in order to produce an orientation manual for parents and teachers of children with ADHD. In this way, it is possible to identify the disorder through a manual allowing to increase the assertiveness, and thus, the quality of life of children and their families. The teacher and parents can be a great ally in the identification of the carrier child, when he / she has knowledge about ADHD. Treatment requires a systemic approach, since no tyype of treatment covers all the difficulties experienced by these children.
Descrição
Palavras-chave
TDAH, Pais, Professores, Manual, School guidelines, Family guidelines, Attention Deficit Disorder and Hyperactivity
Idioma
Português