Logotipo do repositório
 

Publicação:
O brincar nos transtornos do espectro do autismo: estratégias para o desenvolvimento cognitivo e emocional

dc.contributor.authorLeite, Rafaela Robles [UNESP]
dc.contributor.authorAbrão, Jorge Luís Ferreira [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-08-04T13:34:55Z
dc.date.available2016-08-04T13:34:55Z
dc.date.issued2015-09-23
dc.description.abstractLeo Kanner was the first person to describe the autism, in 1943, having as main diagnosis criteria the following points: disability for interpersonal contact, marked delay in the acquisition and use of language, needed to maintain the routine and limitation with spontaneous activities. In general, the diagnostic Kanner parameters have been preserved. In accordance to the psychoanalytical theory, the act of playing is an extremely important element to the constitution of children’s subjectivity; since through this activity they might express their feelings and unconscious conflicts, giving them a new meaning. Among children with autism spectrum disorder, we have noted damages on the symbolic skill, and, as a result, a great difficulty on the development of recreational activities. This intervention aims to promote the development of emotional and cognitive abilities of autistic children.en
dc.description.abstractO autismo foi descrito pela primeira vez por Leo Kanner em 1943, tendo como principais critérios diagnósticos: inabilidade para o contato interpessoal, atraso acentuado na aquisição e no uso da linguagem e necessidade de manutenção da rotina e limitação de atividades espontâneas. Em linhas gerais os parâmetros de diagnóstico de Kanner foram preservados. De acordo com a teoria psicanalítica o brincar é um elemento de extrema importância para a constituição da subjetividade da criança, uma vez que por intermédio desta atividade ela pode expressar seus sentimentos e conflitos inconscientes, ressignificá-los e elaborá- los. Em crianças com transtorno de espectro do autismo, evidenciamos um prejuízo na capacidade simbólica e por consequência, uma grande dificuldade no desenvolvimento de atividades lúdicas. A presente intervenção tem como objetivo favorecer o desenvolvimento da capacidade emocional e cognitiva das crianças autistas.pt
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Psicologia Clínica, Faculdade de Ciências e Letras de Assis
dc.description.sponsorshipPró-Reitoria de Extensão Universitária (PROEX UNESP)
dc.format.extent1-4
dc.identifierhttp://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/1386
dc.identifier.citation8º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-4, 2015.
dc.identifier.fileISSN2176-9761-2015-01-04-leite.pdf
dc.identifier.issn2176-9761
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/142267
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.relation.ispartofCongresso de extensão universitária da UNESP
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourcePROEX
dc.subjectAutismen
dc.subjectPlayen
dc.subjectSymbolismen
dc.subjectAutismopt
dc.subjectBrincarpt
dc.subjectSimbolismopt
dc.titleO brincar nos transtornos do espectro do autismo: estratégias para o desenvolvimento cognitivo e emocionalpt
dc.typeTrabalho apresentado em evento
dcterms.licensehttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/about/editorialPolicies#openAccessPolicy
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Assispt
unesp.departmentPsicologia Clínica - FCLASpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ISSN2176-9761-2015-01-04-leite.pdf
Tamanho:
286.88 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format