Logotipo do repositório
 

Publicação:
O papel do trabalho e da formação acadêmica no projeto profissional do trabalhador da saúde

dc.contributor.authorManoel, Rosimeire Aparecida
dc.contributor.authorCombinato, Denise Stefanoni
dc.contributor.authorGomes, Fernanda Márcia De Azevedo
dc.contributor.authorSilva, Katiuska Fabiana Da
dc.contributor.institutionFaculdade de Medicina de Botucatu
dc.contributor.institutionInstituto Tecnológico de Aeronáutica
dc.contributor.institutionUniversidade Federal de São João Del-Rei
dc.contributor.institutionFaculdade de Medicina de Marília
dc.date.accessioned2021-07-14T10:34:30Z
dc.date.available2021-07-14T10:34:30Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractThis study aimed to analyze the determining factors for the choice of the Family Health Strategy as a field of professional practice in order to check for the influence of academic education and its implications. From October 2006 to February 2007, 22 higher level professionals (dentists, nurses and physicians) working in Family Health teams in a municipality of the state of Mato Grosso do Sul (Brasil) were interviewed individually. The interviews were recorded, transcribed, and analyzed pursuant to the theoretical and methodological framework of socio-historical psychology. It was observed that the professional choice of the Family Health Strategy was not reflective and critical, rather influenced mainly by the expansion of the area and job offers, a fact that may compromise their professional activities. We suggest investing in educational processes as a way to encourage and promote the work and the commitment of professionals with the Health System and, especially,Family Health.en
dc.description.abstractEl objetivo del estudio fue analizar los factores determinantes para la elección de la Estrategia de la Salud de la Familia como campo de actuación profesional, con el fin de comprobar la influencia de la formación académica y sus implicaciones. Fueron entrevistados individualmente, entre octubre de 2006 y febrero de 2007, 22 profesionales de nivel superior (cirujanos dentistas, enfermeros y médicos) de los equipos de la Salud de la Familia de un municipio de Mato Grosso do Sul (Brasil). Las entrevistas fueron grabadas, transcritas y analizadas de acuerdo con el marco teórico y metodológico de la psicología socio-histórica. Se observó que la opción profesional para la Estrategia de la Salud de la Familia no ocurrió en forma reflexiva y crítica, sino que fue influenciada principalmente, por la expansión del área y por las ofertas de empleo, lo que puede comprometer su actividad profesional. La sugerencia es invertir en procesos educativos como una forma de incentivar y favorecer la actuación y el compromiso de los profesionales con el Sistema Único de Salud y, sobre todo, con la Salud de la Familia.es
dc.description.abstractO objetivo do estudo foi analisar os determinantes para a escolha da Estratégia Saúde da Família como campo de atuação profissional, a fim de verificar a influência da formação acadêmica e suas implicações. Foram entrevistados individualmente, de outubro de 2006 a fevereiro de 2007, 22 profissionais de nível superior (cirurgiões-dentistas, enfermeiros e médicos) de equipes da Saúde da Família de um município de Mato Grosso do Sul. As entrevistas foram gravadas, transcritas e analisadas de acordo com o referencial teórico-metodológico da psicologia sócio-histórica. Observou-se que a escolha profissional para a Estratégia Saúde da Família não ocorreu de forma reflexiva e crítica, sendo influenciada principalmente pela expansão da área e oferta de emprego, o que pode comprometer a atuação profissional. Sugere-se investimento nos processos educativos como uma forma de incentivar e favorecer a atuação e o compromisso dos profissionais com o Sistema Único de Saúde e, especialmente, a Saúde da Família.pt
dc.description.affiliationFaculdade de Medicina de Botucatu
dc.description.affiliationInstituto Tecnológico de Aeronáutica
dc.description.affiliationUniversidade Federal de São João Del-Rei
dc.description.affiliationFaculdade de Medicina de Marília
dc.format.extent595-614
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/1981-7746-sip00008
dc.identifier.citationTrabalho, Educação e Saúde. Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, v. 12, n. 03, p. 595-614, 2014.
dc.identifier.doi10.1590/1981-7746-sip00008
dc.identifier.fileS1981-77462014000300595.pdf
dc.identifier.issn1678-1007
dc.identifier.issn1981-7746
dc.identifier.scieloS1981-77462014000300595
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/212100
dc.language.isopor
dc.publisherFundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio
dc.relation.ispartofTrabalho, Educação e Saúde
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjectFamily Healthen
dc.subjectpsychologyen
dc.subjectvocational guidanceen
dc.subjectSaúde da Famíliapt
dc.subjectpsicologiapt
dc.subjectorientação vocacionalpt
dc.titleO papel do trabalho e da formação acadêmica no projeto profissional do trabalhador da saúdept
dc.title.alternativeThe role of work and education on the health worker's professional projecten
dc.title.alternativeEl papel del trabajo y de la formación académica en el proyecto profesional del trabajador de la saludes
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S1981-77462014000300595.pdf
Tamanho:
221.53 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Coleções