Logotipo do repositório
 

Publicação:
Contribuições da análise do comportamento para a aquisição de leitura e escrita em populações com diferentes diagnósticos

dc.contributor.advisorAlmeida-Verdu, Ana Claudia Moreira [UNESP]
dc.contributor.authorGuidugli, Priscila Meireles
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2020-05-06T18:50:40Z
dc.date.available2020-05-06T18:50:40Z
dc.date.issued2020-03-04
dc.description.abstractO programa sistemático e informatizado de ensino Aprendendo a Ler e a Escrever em Pequenos Passos® (ALEPP®), foi criado com base no paradigma das relações de equivalência. Sua finalidade é estabelecer repertório básico de leitura e escrita com diferentes níveis de complexidade, cuja eficiência tem sido replicada em diferentes centros de pesquisa. As intervenções em situações aplicadas e em populações com diferentes características de diagnóstico apontam sua efetividade, atendendo um amplo número de diagnósticos e necessidades especiais de ensino. O Estudo 1 trata-se de uma revisão de literatura, rastreando as diferentes versões do programa e sua evolução, desde a apresentação impressa até a apresentação informatizada e online atual. Os resultados apontam que o ALEPP® em seus diferentes módulos, tem potencial para ensinar repertórios de leitura e escrita em diferentes contextos. Enquanto lacuna verificou-se que apesar de seu potencial, o ALEPP® não tem sido utilizado em larga escala nas escolas, exceto para pesquisas do INCT/ECCE (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino). O Estudo 2 refere-se a uma pesquisa aplicada, com o objetivo de verificar a eficácia do Módulo 1 do software ALEPP® em crianças com diferentes diagnósticos e condições de aprendizagem, que frequentaram uma sala de recursos de uma Escola Pública Municipal de Ensino Fundamental, com queixas de atraso na aquisição de repertórios de leitura e escrita. Os resultados apontam que apesar do repertório inicial diversificado, os participantes conseguiram terminar duas unidades de ensino, chegando a percentuais acima de 80% nos pós testes de leitura e ditado. Tal dado indica que o currículo de ensino do ALEPP® pode ser utilizado como atividade suplementar nas salas de recurso.pt
dc.description.abstractThe systematic and computerized teaching program Learning to Read and Write in Small Steps® (ALEPP®), created based on the paradigm of equivalence relations. It´s goal a basic repertoire of reading and writing with different levels of complexity, the efficiency of which has been replicated in different research centers. Tests in applied situations and in variations with different diagnostic characteristics point to its effectiveness, meeting a wide number of diagnoses and special teaching needs. Study 1 deals with a literature review, tracking how different versions of the program and their evolution, from a printed presentation to a current computerized presentation. The results pointed out for ALEPP®, in its different modules, have the potential to reproduce reading and writing repertoires in different contexts. While the gap was verified, despite its potential, ALEPP® was not used on a large scale in schools, except for INCT research. Study 2 refers to applied research, with the objective of verifying Module 1 of the ALEPP® ® software in children with different diagnoses and learning conditions, frequent in a resource room of the Municipal Public School of Elementary Education, with complaints of delay in the acquisition of reading and writing repertoires. The results show that, despite the initial diversified impact, the participants managed to finish two teaching units, reaching a percentage above 80% in reading and dictation post-tests. This data indicates that the ALEPP® teaching curriculum can be used as a supplementary activity in resource rooms.en
dc.identifier.aleph000930402
dc.identifier.capes33004056085P0
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/192484
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectEnsino individualizadopt
dc.subjectNecessidades educacionais especiaispt
dc.subjectAnálise do comportamento aplicadapt
dc.subjectIndividualized teachingen
dc.subjectSpecial educational needsen
dc.subjectApplied behavior analysisen
dc.titleContribuições da análise do comportamento para a aquisição de leitura e escrita em populações com diferentes diagnósticospt
dc.title.alternativeContributions of behavior analysis to the acquisition of reading and writing in populations with different diagnosesen
dc.typeTese de doutorado
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
unesp.embargoOnlinept
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramPsicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem - FCpt
unesp.knowledgeArea
unesp.researchAreaAprendizagem e Ensinopt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
guidugli_pm_dr_bauru.pdf
Tamanho:
1.81 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
3.02 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: