Logotipo do repositório
 

Publicação:
Confirmação de presença de usuário à cirurgia eletiva por telefone como estratégia para reduzir absenteísmo

dc.contributor.authorÁvila, Marla Andreia Garcia de [UNESP]
dc.contributor.authorBocchi, Silvia Cristina Mangini [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-05-20T13:33:44Z
dc.date.available2014-05-20T13:33:44Z
dc.date.issued2013-02-01
dc.description.abstractO presente trabalho trata-se de pesquisa quase experimental para avaliar o impacto na redução do absenteísmo de usuários agendados para cirurgia eletiva, quando submetidos à confirmação de presença por telefone. O estudo foi conduzido no Centro Cirúrgico do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu, durante trinta dias, perfazendo 89 usuários. Os resultados indicaram a efetividade da intervenção, que reduziu o absenteísmo em 30%. Recomenda-se sua implementação na antevéspera da cirurgia, possibilitando novas tentativas para encontrar o usuário no domicílio e convocação de outro. A criação de um núcleo de atendimento poderia constituir um canal de comunicação entre instituição e usuário, permitindo a confirmação da presença da pessoa e a oportunidade de sanar dúvidas sobre o tratamento e comunicar eventuais impedimentos à cirurgia. O núcleo demandaria um profissional com habilidade e conhecimento do serviço, uma vez que os usuários requerem orientações sobre o tratamento durante o contato telefônico.pt
dc.description.abstractInvestigación cuasi experimental evaluando el impacto en la reducción del ausentismo de pacientes agendados para cirugía electiva, confirmando su presentación por vía telefónica. Estudio realizado en el Centro Quirúrgico del Hospital de Clínicas de la Facultad de Medicina de Botucatu, durante 30 días, involucrando a 89 pacientes. Los resultados indican la efectividad de la acción, que redujo el ausentismo en 30%. Se recomienda implementarla en la antevíspera de la cirugía, con tiempo para nuevos intentos de encontrar al paciente en domicilio o de convocar a otro. La creación de un centro de atención podría constituirse en un canal de comunicación institución-paciente, permitiendo la confirmación de la presencia, la oportunidad de subsanar dudas acerca del tratamiento y comunicar eventuales impedimentos para la cirugía. El centro demandaría de un profesional con habilidad y conocimiento del servicio, dado que los pacientes habitualmente solicitan orientaciones sobre el tratamiento durante el contacto telefónico.es
dc.description.abstractThe objective of this quasi-experimental study was to evaluate the impact of telephone confirmation of attendance on the reduction of absenteeism of patients scheduled for elective surgery. The study was conducted at the Surgical Department of the Botucatu School of Medicine for 30 days and included 89 patients. Results showed the effectiveness of the intervention, which reduced absenteeism by 30.0%. Telephone confirmation two days prior to surgery is recommended, thus allowing enough time to place new calls to find patients at home, or schedule another patient in the event the patient cannot be reached. The creation of a service center could provide a communication channel between the institution and patients, and would enable the confirmation of patients' attendance, provide them with the opportunity to ask questions concerning the procedure and provide information regarding impediments to the surgery or preparations needed. The center would require a professional skilled and knowledgeable regarding the service, as it involves providing patients with information about their upcoming surgery during the telephone contact.en
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Medicina de Botucatu Centro Cirúrgico e Recuperação Anestésica do Hospital das Clínicas
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Medicina de Botucatu Departamento de Enfermagem
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Medicina de Botucatu Centro Cirúrgico e Recuperação Anestésica do Hospital das Clínicas
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Medicina de Botucatu Departamento de Enfermagem
dc.format.extent193-197
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342013000100024
dc.identifier.citationRevista da Escola de Enfermagem da USP. Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem, v. 47, n. 1, p. 193-197, 2013.
dc.identifier.doi10.1590/S0080-62342013000100024
dc.identifier.fileS0080-62342013000100024.pdf
dc.identifier.issn0080-6234
dc.identifier.lattes8872830844747190
dc.identifier.scieloS0080-62342013000100024
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/11554
dc.identifier.wosWOS:000320154500024
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade de São Paulo (USP), Escola de Enfermagem
dc.relation.ispartofRevista da Escola de Enfermagem da USP
dc.relation.ispartofjcr0.743
dc.relation.ispartofsjr0,279
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjectCirurgia geralpt
dc.subjectAbsenteísmopt
dc.subjectTelefonept
dc.subjectAvaliaçãopt
dc.subjectEnfermagem de centro cirúrgicopt
dc.subjectCirugía generales
dc.subjectAbsentismoes
dc.subjectTeléfonoes
dc.subjectEvaluaciónes
dc.subjectEnfermería de quirófanoes
dc.subjectGeneral surgeryen
dc.subjectAbsenteeismen
dc.subjectTelephoneen
dc.subjectEvaluationen
dc.subjectOperating room nursingen
dc.titleConfirmação de presença de usuário à cirurgia eletiva por telefone como estratégia para reduzir absenteísmopt
dc.title.alternativeConfirmación de presencia del paciente a cirugías electivas por teléfono como estrategia reductora del ausentismoes
dc.title.alternativeTelephone confirmation of a patient's intent to be present for elective surgery as a strategy to reduce absenteeismen
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes8872830844747190
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Medicina, Botucatupt
unesp.departmentEnfermagem - FMBpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S0080-62342013000100024.pdf
Tamanho:
109 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.71 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.71 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: