Publicação:
Retratos sociológicos: uma metodologia de investigação para a pesquisa em educação

dc.contributor.authorLima Junior, Paulo
dc.contributor.authorMassi, Luciana [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade de Brasília (UnB)
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2015-08-26T19:22:32Z
dc.date.available2015-08-26T19:22:32Z
dc.date.issued2015-09-01
dc.description.abstractRecently, Bourdieu’s sociological tradition has emerged as an important trend in research in science education. This paper presents some critiques elaborated by Bernard Lahire towards Bourdieu’s sociological approach. The main purpose of our incursion into Lahire’s critique is to argue and introduce the methodology of sociological portraits as an important resource for research in science education. After describing this methodology, it is illustrated with a portrait of dropout on an undergraduate course in chemistry. Diogo’s portrait illustrates, at the empirical level, some basic features of individual dispositions (variability, genesis, transferability, dichotomy and contextuality). From this portrait, it was possible to illustrate how the resonance between students’ and institution’s dispositions helps explain their sense of membership and belonging to the course. Finally, we highlight some potentialities of sociological portraits to the purposes of sociological research in science education.en
dc.description.abstractRecentemente, a tradição sociológica de Bourdieu tem despontado como uma tendência importante na pesquisa em educação em ciências. Neste artigo, apresentamos algumas das críticas de Bernard Lahire à abordagem de Bourdieu. O propósito central de nossa incursão pelas críticas de Lahire é introduzir e argumentar a metodologia dos retratos sociológicos como recurso importante para a pesquisa em educação científica. Após a descrição dessa metodologia, ela é exemplificada com um retrato sociológico aplicado ao estudo da evasão em um curso de licenciatura em química. O retrato de Diogo ilustra, no nível empírico, algumas propriedades básicas atribuídas às disposições individuais (variabilidade, gênese, transferibilidade, dicotomia e contextualidade). A partir desse retrato, ilustrou-se como a ressonância entre as disposições do aluno e da instituição de ensino permite explicar seu sentimento de adesão e pertencimento ao curso. Em seguida, são sublinhadas outras potencialidades dos retratos sociológicos para os propósitos da pesquisa em educação científica.pt
dc.description.affiliationUniversidade de Brasília, Instituto de Física
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Didática, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara
dc.format.extent559-574
dc.identifierhttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132015000300003&lng=pt&nrm=iso&tlng=en
dc.identifier.citationCiência & Educação (Bauru), v. 21, n. 3, p. 559-574, 2015.
dc.identifier.doi10.1590/1516-731320150030003
dc.identifier.fileS1516-73132015000300003.pdf
dc.identifier.issn1516-7313
dc.identifier.lattes5753729534661807
dc.identifier.scieloS1516-73132015000300003
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/127481
dc.language.isopor
dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.relation.ispartofCiência & Educação (Bauru)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjectScience educationen
dc.subjectSociology of educationen
dc.subjectBernard Lahireen
dc.subjectChemistry teachingen
dc.subjectHigher educationen
dc.subjectEducação em ciênciaspt
dc.subjectSociologia na educaçãopt
dc.subjectBernard Lahirept
dc.subjectEnsino superiorpt
dc.titleRetratos sociológicos: uma metodologia de investigação para a pesquisa em educaçãopt
dc.title.alternativeSociological portraits: a methodology for research in educationen
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes5753729534661807
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquarapt
unesp.departmentDidática - FCLARpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S1516-73132015000300003.pdf
Tamanho:
308.5 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format