Publicação: Relação família e escola: desafios em contextos inclusivos
Carregando...
Data
Autores
Orientador
Capellini, Vera Lucia Messias Fialho 

Coorientador
Pós-graduação
Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem - FC
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
O contato entre família e escola é de suma importância para a inclusão escolar dos alunos. A participação da família no processo de escolarização de alunos com deficiência intelectual, por toda sua complexidade, é fundamental. Sendo assim, para atender a temática da relação família e escola, foram realizados dois estudos. No primeiro estudo os objetivos foram: identificar qual a concepção da relação família e escola de professores que atuam na área da Deficiência Intelectual e verificar qual o papel da família no processo de ensino e aprendizagem de alunos com deficiência intelectual. A metodologia adotada foi de análise textual (com auxílio do software IRAMUTEQ) avaliando atividades disponíveis no banco de dados realizadas durante um curso de formação continuada. A análise resultou que na opinião dos professores o contato entre família e escola resume-se muitas vezes em reuniões de pais, deixando um campo em aberto para atuação e intervenção dos psicólogos escolares. No segundo estudo, foi desenvolvido e enviado um questionário (online) em forma de convite para estes mesmos professores, já concluintes do curso, para que pudessem responder, com objetivo de avaliar a suas opiniões sobre a relação família e escola após o término do curso. Como resultado, por meio das respostas do questionário, pôde-se inferir que compreenderam a importância dessa relação, e que tanto o relacionamento com os pais dos alunos, quanto as questões relativas as inclusões são de responsabilidade de todos.
Resumo (inglês)
The contact between family and school is of paramount importance for students' school inclusion. Family participation in the schooling process of students with intellectual disabilities, for all its complexity, is essential. Therefore, in order to meet the theme of the family and school relationship, two studies were carried out. In the first study, the objectives were: to identify the concept of the family and school relationship of teachers working in the area of Intellectual Disability and to verify the role of the family in the teaching and learning process of students with intellectual disabilities. The adopted methodology was of textual analysis (with the aid of the software IRAMUTEQ) evaluating activities available in the database carried out during a continuous training course. The analysis resulted that, in the opinion of teachers, the contact between family and school is often summed up in parent meetings, leaving an open field for school psychologists to act and intervene. In the second study, a questionnaire (online) was developed and sent as an invitation to these same teachers, already graduating from the course, so that they could answer, in order to assess their opinions about the family and school relationship after the course ended. As a result, through the responses to the questionnaire, it was possible to infer that they understood the importance of this relationship, and that both the relationship with the parents of the students, as well as the issues related to inclusions are everyone's responsibility
Descrição
Palavras-chave
Psicologia, Educação especial, Família e escola, Deficiência intelectual, Psychology, Special education, School and family, Intellectual disability
Idioma
Português