Publicação:
A escritura musical nos ambientes da eletrônica em tempo real

dc.contributor.advisorMenezes Filho, Florivaldo [UNESP]
dc.contributor.authorKafejian, Sergio [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-11-10T11:09:56Z
dc.date.available2014-11-10T11:09:56Z
dc.date.issued2014-05-23
dc.description.abstractThe objective of this research is to understand how the processes of musical writing are built in compositional projects involving live electronics. For this purpose, it was necessary to question the concept of musical writing; to examine the historical and technical conditions that gave rise to musical writing; and to investigate how the processes of musical writing are established and how they relate to the processes of creation and perception of instrumental and electroacoustic music. After investigating the theoretical production of twentieth‐century composers who dedicated themselves to conceptualize musical writing – specially Pierre Boulez, Philippe Manoury, Hughes Dufourt and Flo Menezes –, an artistic research was undertaken involving two compositions for acoustic instruments and live electronics. These two compositions, extensively documented in this work, demonstrate how the processes of musical writing are established during the various stages of musical compositionen
dc.description.abstractO objetivo desta pesquisa é compreender como os processos de escritura musical se instituem nos projetos composicionais envolvendo os recursos de eletrônica em tempo real. Para tal, fez se necessário compreender o que vem a ser a escritura musical; examinar as condições históricas e técnicas que possibilitaram o desenvolvimento da escritura musical; e investigar como os processos de escritura se instituem e se relacionam com os processos de criação e de percepção musicais, sejam eles instrumentais ou eletroacústicos. Em um segundo momento, após termos investigado a produção teórica de compositores do século XX que se dedicaram a conceituar a escritura musical – especificamente Pierre Boulez, Philippe Manoury, Hughes Dufourt e Flo Menezes –, empreendeu‐se uma pesquisa de criação musical envolvendo instrumentos acústicos e eletrônica em tempo real. Nesta pesquisa de criação, extensamente documentada neste trabalho, procuramos demonstrar como os processos de escritura se estabelecem no decorrer das diversas etapas da composição musicalpt
dc.format.extent186 f.: il.
dc.identifier.aleph000795511
dc.identifier.capes33004013066P3
dc.identifier.citationKAFEJIAN, Sergio. A escritura musical nos ambientes da eletrônica em tempo real. 2014. 186 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Artes, 2014.
dc.identifier.file000795511.pdf
dc.identifier.lattes4202197755531393
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/110653
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectComposição (Musica)pt
dc.subjectMúsica - Séc. XXpt
dc.subjectMusica eletronicapt
dc.subjectElectronic musicpt
dc.titleA escritura musical nos ambientes da eletrônica em tempo realpt
dc.typeTese de doutorado
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes4202197755531393
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Artes, São Paulopt
unesp.graduateProgramMúsica - IApt
unesp.knowledgeAreaComposiçãopt
unesp.researchAreaTeoria e práixis do processo criativopt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
000795511.pdf
Tamanho:
3.87 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format