Logotipo do repositório
 

Publicação:
PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO E RECURSO PRÓ-SOCIAL NA AVALIAÇÃO DE MÃES E PROFESSORAS

dc.contributor.authorSilva, Nilson Rogério [UNESP]
dc.contributor.authorBolsoni-silva, Alessandra Turini [UNESP]
dc.contributor.authorLoureiro, Sonia Regina
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.institutionUniversidade de São Paulo (USP)
dc.date.accessioned2021-07-14T10:46:42Z
dc.date.available2021-07-14T10:46:42Z
dc.date.issued2020-08-03
dc.description.abstractLos problemas de comportamiento de los niños pueden ser internalizantes o externalizantes, los últimos, más comúnmente mencionados por los padres y profesores como factor de incómodo. Se tiene como objetivo comparar la evaluación de indicadores de problemas de comportamiento y de recurso prosocial de escolares, a partir de relato de madres y profesoras, considerando como variables el sexo y la escolaridad. Participaron del estudio 100 profesoras, 200 alumnos y 200 madres. Para la recolecta de datos se utilizó un cuestionario de caracterización y el Cuestionario de Capacidades y Dificultades - (SDQ). Se evidenció diferencias estadísticas significativas en la evaluación de los recursos adaptativos y problemas de comportamiento, por madres y profesoras, en todas las escalas y escore total del SDQ. Las madres identificaron más problemas que las profesoras, para los niños, más recursos de socialización para niñas, y más síntomas emocionales en los curos iniciales de escolarización. La evaluación simultánea de recursos adaptativos y problemas favorecen prácticas preventivas.es
dc.description.abstractOs problemas de comportamento das crianças podem ser internalizantes ou externalizantes, sendo os últimos mais comumente mencionados pelos pais e professores como fator de incômodo. Tem-se como objetivo comparar a avaliação de indicadores de problemas de comportamento e de recurso pró-social de escolares, a partir do relato de mães e professoras, considerando como variáveis o sexo e a escolaridade. Participaram do estudo 100 professoras, 200 alunos e 200 mães. Para a coleta de dados utilizou-se um questionário de caracterização e o Questionário de Capacidades e Dificuldades - (SDQ). Verificaram-se diferenças estatísticas significativas na avaliação dos recursos adaptativos e problemas de comportamento, por mães e professoras, em todas as escalas e escore total do SDQ. As mães identificaram mais problemas que as professoras, para os meninos, mais recursos de socialização para meninas, e mais sintomas emocionais nos anos iniciais de escolarização. A avaliação simultânea de recursos adaptativos e problemas favorece práticas preventivas.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista
dc.description.affiliationUniversidade de São Paulo
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista
dc.format.extent-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/2175-35392020193925
dc.identifier.citationPsicologia Escolar e Educacional. Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), v. 24, p. -, 2020.
dc.identifier.doi10.1590/2175-35392020193925
dc.identifier.fileS1413-85572020000100316.pdf
dc.identifier.issn2175-3539
dc.identifier.scieloS1413-85572020000100316
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/212884
dc.language.isopor
dc.publisherAssociação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.relation.ispartofPsicologia Escolar e Educacional
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjectPsicologia da criançapt
dc.subjectfamíliapt
dc.subjectescolapt
dc.titlePROBLEMAS DE COMPORTAMENTO E RECURSO PRÓ-SOCIAL NA AVALIAÇÃO DE MÃES E PROFESSORASpt
dc.title.alternativeProblemas de comportamiento y recurso prosocial en la evaluación de madres y profesorases
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.orcid0000-0002-8866-0964[1]
unesp.author.orcid0000-0001-8091-9583[2]
unesp.author.orcid0000-0001-9423-2897[3]
unesp.departmentPsicologia - FCpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S1413-85572020000100316.pdf
Tamanho:
348.53 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format