Logotipo do repositório
 

Publicação:
A produção e a construção de vídeo-caso em hipertexto (VCH) na educação matemática

dc.contributor.advisorLins, Romulo Campos [UNESP]
dc.contributor.authorPimenta, Adelino Candido [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-06-11T19:31:43Z
dc.date.available2014-06-11T19:31:43Z
dc.date.issued2009-03-26
dc.description.abstractEsta pesquisa se apresenta com o objetivo de apontar o processo de construção e de produção de um Vídeo-Caso em Hipertexto (VCH), com vistas à sua utilização como material didático-pedagógico na formação inicial e continuada de professores de Matemática para que estes profissionais possam experienciar a de outros. Os textos principais são acompanhados de case questions (questões sobre o caso), que têm o papel de estimular certo tipo de reflexão. Dos case studies em papel, passa-se para os em vídeo, bastante similares, em estrutura, aos em papel, com a diferença natural de se acrescentar mais aos casos 'contados' utilizando os recursos visuais e sonoros que o vídeo disponibiliza e a dinâmica que o hipertexto propicia. Nesta pesquisa apresentamos o Vídeo-Caso em Hipertexto (VCH) como ponto central de nossa proposta. Apontamos todo o processo de sua construção e produção finalizando com a edição do protótipo intitulado “Uma Aula sobre Sistemas Lineares no Ensino Médio”.pt
dc.description.abstractThis study aims at presenting and discussing the process of designing and producing a Video Case in Hypertext, meant to be used both in pre- and in-service mathematics teacher education, so that those professionals can share others’ experiences. Clips are accompanied by case questions (questions about the case) that try and foster discussion. From textual case studies one moves to video ones, which add a ‘reality’ component to the told stories, using the visual and sound resources available and, from that, we move to the hypertext format, which adds a navigational dynamics. In this study we present a prototype video-case in hypertext as the final product of the process.en
dc.format.extent141 f. : il. + 1 DVD
dc.identifier.aleph000587770
dc.identifier.capes33004137031P7
dc.identifier.citationPIMENTA, Adelino Candido. A produção e a construção de vídeo-caso em hipertexto (VCH) na educação matemática. 2009. 141 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2009.
dc.identifier.filepimenta_ac_dr_rcla.pdf
dc.identifier.lattes5779705454307719
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/102147
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt
dc.subjectEnsino médiopt
dc.subjectDesenvolvimento profissionalpt
dc.subjectVídeo-casopt
dc.subjectHipertextopt
dc.subjectEducação matemáticapt
dc.subjectPrática de ensinopt
dc.subjectMathematics educationen
dc.subjectVideo caseen
dc.subjectHypertexten
dc.subjectProfessional developmenten
dc.subjectMathematics in secondary educationen
dc.subjectTeaching traditional practicesen
dc.titleA produção e a construção de vídeo-caso em hipertexto (VCH) na educação matemáticapt
dc.typeTese de doutorado
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes5779705454307719
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claropt
unesp.graduateProgramEducação Matemática - IGCEpt
unesp.knowledgeAreaEnsino e aprendizagem da matemática e seus fundamentos filosóficos-científicospt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
pimenta_ac_dr_rcla.pdf
Tamanho:
1.05 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format