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Publicação:
Química Forense no ensino de concentração de soluções: uma sequência de ensino-aprendizagem sob a ótica da Teoria das Situações Didáticas

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Orientador

Ribeiro, Sidney José Lima

Coorientador

Pessanha, Márlon Caetano Ramos

Pós-graduação

Química - IQ 33004030072P8

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

A abordagem adotada em sala de aula para tratar do conteúdo curricular concentração de soluções, tem se mostrado como um fator preponderante na aquisição dos conhecimentos químicos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem. A falta de contextualização do tema com o cotidiano e a pouca disponibilidade de atividades que desenvolvam habilidades de leitura e escrita, aumentam a dificuldade de compreensão dos conceitos químicos. Diante deste cenário, há a necessidade de propostas didáticas que possibilitem a articulação dos conceitos, fenômenos e entidades químicas com o mundo cotidiano, ao mesmo tempo em que permitam aos estudantes desenvolverem habilidades de leitura e escrita que se apresentem como atrativas aos estudantes. Neste sentido, o presente trabalho buscou elaborar e implementar uma sequência de ensino-aprendizagem (SEA) sobre concentração de soluções de forma interdisciplinar com a Química Forense, e investigar quais efeitos, a implementação de uma sequência de ensino-aprendizagem sobre o conteúdo de soluções, podem repercutir na aprendizagem e envolvimento dos estudantes. Para isso, baseando-se na Teoria das Situações Didáticas de Guy Brousseau, buscou-se identificar e caracterizar as situações didáticas apresentadas em sala de aula, investigar a aprendizagem do conteúdo químico e obter evidências da efetividade do produto didático em questão. A pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa, que faz uso da observação para coleta de dados, em forma de registros manuscritos e gravações audiovisuais. As gravações são transcritas e analisadas sob a luz da Teoria das Situações Didáticas, com o intuito de categorizar as tipologias das situações didáticas encontradas e elacioná-las com o possível aprendizado. A partir da pesquisa realizada, foi possível verificar a potencialidade da SEA elaborada, em proporcionar evidências de uma aprendizagem com mais significado da temática de concentração de soluções; reconhecendo ainda as nuances em que a aprendizagem pode ocorrer.

Resumo (inglês)

The approach adopted in the classroom to deal with the Concentration of Solutions curriculum content has emerged as a preponderant factor in the acquisition of chemical knowledge involved in the teaching and learning sequence. The lack of contextualization of the theme with daily life and the limited availability of activities that develop reading and writing skills increase the difficulty in understanding chemical concepts. Given that, there is a need for didactic proposals that enable the articulation of concepts, phenomenon, and chemical entities with the everyday world, while allowing students to develop reading and writing skills, and that present themselves as attractive to students. In this sense, this work sought to develop and implement a teaching and learning sequence (TLS) on Concentration of Solutions, in an interdisciplinary way with Forensic Chemistry, and to investigate which effects the implementation of a teaching-learning sequence on content solutions might impact on the student learning and engagement. For that, based on Guy rousseau's Theory of Didactic Situations, we sought to identify and characterize the didactic situations presented in the classroom, investigate the learning of chemical content, and evaluate the efficiency of the didactic product made. The research presents a qualitative approach, which makes use of observation to collect data in the form of handwritten notes and audiovisual recordings. The recordings were transcribed and analyzed under the light of the Theory of Didactic Situations to categorize the typologies of the didactic situations found and relate them to the possible learning achieved. From the research carried out, it was possible to verify the potential of the elaborated SEA, in providing evidence of more meaningful learning on the topic of concentration of solutions; further recognizing the nuances in which learning can occur.

Descrição

Palavras-chave

Ensino de química, Concentração de soluções, Química forense, Teoria das situações didáticas, Sequência de ensino-aprendizagem

Idioma

Português

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