Logo do repositório
 

A influência dos processos que buscam a autoformação: uma leitura através da fenomenologia e da Semiótica Social

dc.contributor.authorZuliani, Silvia Regina Quijadas Aro [UNESP]
dc.contributor.authorHartwig, Dácio Rodney
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.institutionUniversidade Federal de São Carlos (UFSCar)
dc.date.accessioned2014-05-20T15:07:21Z
dc.date.available2014-05-20T15:07:21Z
dc.date.issued2009-01-01
dc.description.abstractOs Estágios Supervisionados são disciplinas integradoras entre o conhecimento específico e os conhecimentos pedagógicos. Neste trabalho, apresentamos resultados de uma pesquisa realizada com Licenciandos em Química utilizando a Metodologia Investigativa. O objetivo foi buscar as percepções dos sujeitos a respeito da própria aprendizagem e sua transferência ao processo de ensino. Utilizou-se o referencial proposto pela Fenomenologia e Semiótica Social para a análise dos dados. Confirmaram-se o potencial da metodologia no desenvolvimento metacognitivo dos sujeitos e na evolução de suas concepções. Estes valorizam a construção de estratégias de aprendizagem como um processo pessoal e profissional. A reflexão levou-os a reconhecer a complementaridade entre ensinar e aprender, como processos indissociáveis, e geradores de conhecimentos aplicáveis à atividade profissional.pt
dc.description.abstractTeaching Practices are integrative discipline between the specific knowledge and the pedagogical knowledge. In this work, we present the results of a research carried through with future teachers in Chemistry, using the Investigative Methodology. The objective was to seek the perceptions of the students about their own learning and its transference to the educational process. We used the benchmark proposed by the Phenomenology and Social Semiotic for the data analysis. It has confirmed the potential of the methodology in the students metacognitive development and in the evolution of their conceptions. They value the construction of learning strategies as a personal process and professional knowledge. The reflection led them to recognize the complementarity between teaching and learning processes inseparable, and its application to the professional activity.en
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho Faculdade de Ciências Departamento de Educação
dc.description.affiliationUniversidade Federal de São Carlos (UFSCar) Departamento de Metodologia de Ensino
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho Faculdade de Ciências Departamento de Educação
dc.format.extent359-382
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132009000200008
dc.identifier.citationCiência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 15, n. 2, p. 359-382, 2009.
dc.identifier.doi10.1590/S1516-73132009000200008
dc.identifier.fileS1516-73132009000200008.pdf
dc.identifier.issn1516-7313
dc.identifier.scieloS1516-73132009000200008
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/26474
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências
dc.relation.ispartofCiência & Educação (Bauru)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjectPrática de ensino de Químicapt
dc.subjectMetodologia investigativapt
dc.subjectDesenvolvimento metacognitivopt
dc.subjectFenomenologiapt
dc.subjectFormação de professorespt
dc.subjectPractical of Chemistry Educationen
dc.subjectInvestigative Methodologyen
dc.subjectMetacognitive Developmenten
dc.subjectFenomenologyen
dc.subjectTeachers formationen
dc.titleA influência dos processos que buscam a autoformação: uma leitura através da fenomenologia e da Semiótica Socialpt
dc.title.alternativeThe influence of processes that involve self-formation: a reading through the Fenomenology and the Social Semioticsen
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
unesp.departmentEducação - FCpt

Arquivos

Pacote original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S1516-73132009000200008.pdf
Tamanho:
181.69 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do pacote

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.71 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.71 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: