Logotipo do repositório
 

Publicação:
Consciência: Paradoxo Biológico ou Objeto Científico?

dc.contributor.authorMassmann, Diogo Fernando [UNESP]
dc.contributor.authorPereira Júnior, Alfredo [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-07-07T12:34:47Z
dc.date.available2016-07-07T12:34:47Z
dc.date.issued2012
dc.description.abstractFrom ancient Greece with Hippocrates to recent neuroscientific models of the mind, the problem of consciousness and its relation with the brain has been a considerable puzzle. Until recently, such problem was considered by many scientists and philosophers as something unreachable by scientific investigation. However, eventually, the nature of consciousness became a subject treated by a large set of disciplines. Philosophy, psychology, genetics, etology, neuroscience and evolutionary biology has dedicated special attention to understand what precisely happens with us between the moments when our receptors detect a stimulus until it reaches consciousness. In relation to this problem, this article will describe the bases of Gerald Edelman’s theory of consciousness and some philosophical evaluations of it, for example, John Searle’s critics.en
dc.description.abstractDesde a Grécia Antiga com Hipócrates até os mais recentes modelos neurocientíficos da mente, o problema da consciência e sua relação com o cérebro tem sido um enigma considerável. Até pouco tempo atrás, o problema em questão era considerado por muitos cientistas e filósofos como algo à margem da investigação científica. Mas, aos poucos, a natureza da consciência tornou-se um problema de interface de uma gama de disciplinas. Além da filosofia, a psicologia, a genética, a etologia, a neurociência e a biologia evolucionária têm dedicado especial atenção para entender o que acontece exatamente conosco entre o momento que nossos receptores detectam um estímulo e este atinge a consciência. Em relação a este problema, este artigo tem o objetivo de apresentar as bases da teoria da consciência de Gerald Edelman e algumas avaliações filosóficas a respeito dela, como por exemplo, a crítica de John Searle.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Departamento de Educação, Instituto de Biociências, Botucatu, Campus de Rubião Júnior, Rubião Júnior, CEP 18618-000, SP, Brasil
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, campus de Marília, São Paulo, Brasil
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Departamento de Educação, Instituto de Biociências, Botucatu, Campus de Rubião Júnior, Rubião Júnior, CEP 18618-000, SP, Brasil
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, campus de Marília, São Paulo, Brasil.
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.format.extent75-90
dc.identifierhttp://www.fatece.edu.br/revista%20perspectiva/volume1.php
dc.identifier.citationPerspectivas em Ciências Tecnológicas, v. 1, n. 1, p. 75-90, 2012.
dc.identifier.issn2238-0507
dc.identifier.lattes9680963769307908
dc.identifier.orcid0000-0002-5960-041X
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/140638
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofPerspectivas em Ciências Tecnológicas
dc.rights.accessRightsAcesso restrito
dc.sourceCurrículo Lattes
dc.subjectConsciousnessen
dc.subjectNeuronal Groupsen
dc.subjectSelectionen
dc.subjectReentryen
dc.subjectConsciênciapt
dc.subjectGrupos neuraispt
dc.subjectSeleçãopt
dc.subjectReentradapt
dc.titleConsciência: Paradoxo Biológico ou Objeto Científico?pt
dc.title.alternativeConsciousness: philosophical paradox or scientific object?en
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes9680963769307908
unesp.author.orcid0000-0002-5960-041X[2]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Maríliapt
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Botucatupt
unesp.departmentEducação - IBBpt

Arquivos