Logo do repositório
 

Avaliação do diagnóstico e estratégias de marketing aplicadas na associação dos apicultores da região de Botucatu

dc.contributor.authorRibas, Luiz César [UNESP]
dc.contributor.authorTakitane, Izabel Cristina [UNESP]
dc.contributor.authorPinto, Leonardo de Barros [UNESP]
dc.contributor.authorOrsi, Ricardo de Oliveira [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2017-01-02T15:39:57Z
dc.date.available2017-01-02T15:39:57Z
dc.date.issued2013
dc.description.abstractIntrodução. A produção de mel vem se apresentando como um dos principais mercados de produtos florestais não madeireiros e contribuindo para o desenvolvimento econômico sustentável do meio rural de muitos municípios brasileiros, a exemplo de Botucatu, no Estado de São Paulo. O apelo à sustentabilidade e aos hábitos alimentares mais saudáveis estimula a demanda por produtos apícolas. O desenvolvimento das atividades produtivas dentro os associação contribui positivamente para os resultados, em especial, os econômicos, dos produtores. Objetivos. O projeto se propõe a elaborar um diagnóstico e, a partir disto, estratégias de marketing para o fortalecimento da Associação de Apicultores de Botucatu. Métodos e Resultados. Foram propostas visitas técnicas às propriedades rurais e reuniões com os associados para aplicar questionários quali-quantitativos e identificar, sistematizar e analisar as principais informações (visão, missão, análise do ambiente, estratégias e plano de ação) relacionadas ao planejamento estratégico e às estratégias de marketing da Associação de Apicultores da região. Para tanto, propôs-se o método SWOT para a análise dos pontos fortes (Strong) e fracos (Weak), no âmbito interno da organização e, com respeito ao ambiente externo, as oportunidades (Opportunities) e ameaças (Threats). Contudo, já na primeira reunião técnica foram identificados pontos que demandaram uma urgente ação estratégica: (i) preferência dos apicultores pela produção de mel silvestre em detrimento do mel de florada de Eucalipto, Laranja e Cana-de-açúcar; (ii) necessidade de uma aproximação, por conta da questão do incremento do pasto apícola nativo, dos apicultores (incremento da área de mata nativa como pasto apícola) e dos proprietários rurais (recuperação ambiental das áreas de preservação permanente e de reserva legal, bem como, enriquecimento dos remanescentes florestais dos biomas Cerrado e Mata Atlântica); (iii) necessidade de aprimorar a cooperação entre os apicultores e os produtores de Eucalipto, Laranja e Cana-de-açúcar por conta das práticas tanto agrícolas (por parte destes) quanto apícolas (por parte daqueles) nas matas nativas adjacentes; (iv) necessidade de inovações tecnológicas sustentáveis (produtos, serviços, processos, marketing ou práticas organizacionais), a exemplo do desenvolvimento de produtos tais como "mel silvestre com florada de Pequi". Em consequência disto, foi proposta uma reunião com a Presidente do Conselho Gestor da APA de Botucatu (ainda não realizada) para discussão destas questões e, posteriormente, continuidade do projeto.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Economia, Sociologia e e Tecnologia, Faculdade de Ciências Agronômicas de Botucatu
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Economia, Sociologia e e Tecnologia, Faculdade de Ciências Agronômicas de Botucatu
dc.format.extent10101
dc.identifierhttp://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=MTAxMDE=
dc.identifier.citationCONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09644
dc.identifier.file2013-10101-ribas.pdf
dc.identifier.lattes3366195522100117
dc.identifier.lattes3145947817501265
dc.identifier.lattes0088508467432252
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/146912
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.relation.ispartofCongresso de Extensão Universitária
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourcePROEX
dc.subjectApiculturapt
dc.subjectAssociação Botucatupt
dc.subjectPlanejamento estratégicopt
dc.subjectSustentabilidadept
dc.titleAvaliação do diagnóstico e estratégias de marketing aplicadas na associação dos apicultores da região de Botucatupt
dc.typeTrabalho apresentado em evento
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes3366195522100117
unesp.author.lattes3145947817501265
unesp.author.lattes0088508467432252
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências Agronômicas, Botucatupt
unesp.departmentEconomia, Sociologia e Tecnologia - FCApt

Arquivos

Pacote original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
2013-10101-ribas.pdf
Tamanho:
238.46 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format