Publicação: Guilda dos universitários: um aplicativo gamificado para organização de tarefas e rotinas acadêmicas
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Data
Orientador
Feitosa, Juliana da Costa
Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Bauru - FC - Ciência da Computação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
O ingresso na faculdade é um momento de mudanças drásticas no estilo de vida dos estudantes. Ele marca uma transição onde o aluno deve se adaptar a novas responsabilidades que muitas vezes causam uma sobrecarga de trabalho. Esse aumento na demanda pode ser esmagador para aqueles que estão despreparados. Dessa forma, manejar o pouco tempo disponível de maneira efetiva torna-se essencial para o sucesso acadêmico. Como solução para o problema mencionado, foi desenvolvido um aplicativo mobile gamificado para organização de tarefas e rotinas, chamado de “Guilda dos Universitários”. Gamificação é a utilização de elementos de design de jogos em aplicações que não são jogos puros, visando aumentar a interatividade e o engajamento do usuário. Utilizando esta estratégia, o sistema foi projetado para fornecer uma maneira mais envolvente e motivadora de gerenciar a carga de trabalho acadêmica e criar bons hábitos. Foi escolhido o Android como plataforma para o programa, e a construção da aplicação foi feita na Unity Engine. O aplicativo resultante possui as funções de cadastrar tarefas (tanto únicas quanto repetíveis), contabilizar hábitos diários e formar grupos de usuários para compartilharem dos mesmos afazeres. As ferramentas são complementadas por mecânicas de progressão e recompensas, e os grupos possuem uma tabela de classificação para estimular a competitividade. Por fim, foi feita uma comparação do aplicativo com outros organizadores disponíveis no mercado para analisar a presença de gamificação e sistemas cooperativos entre os usuários.
Resumo (inglês)
Entering college is a moment of drastic changes in students’ lifestyles. It marks a transition where the student must adapt to new responsibilities that often lead to an overload of work. This increase in demand can be overwhelming for those who are unprepared. Thus, effectively managing the limited available time becomes essential for academic success. As a solution to the mentioned problem, a gamified mobile application for task and routine organization was developed, called “Guilda dos Universitários” (University Guild). Gamification is the use of game design elements in applications that are not pure games, aiming to increase user interactivity and engagement. Using this strategy, the system was designed to provide a more engaging and motivating way to manage academic workload and establish good habits. Android was chosen as the platform for the program, and the application was built in the Unity Engine. The resulting app features the ability to register tasks (both one-time and repeatable), track daily habits, and form user groups to share the same tasks. The tools are complemented by progression mechanics and rewards, and groups have a leaderboard to stimulate competitiveness. Finally, a comparison of the app with other organizers available in the market was conducted to analyze the presence of gamification and cooperative systems among users.
Descrição
Palavras-chave
Gamificação, Organização de tarefas, Unity, Gamification, Android, Gamification, Organization of tasks, University, Unity
Idioma
Português
Como citar
TICIANELI, Gabriel Henrique Garcia. Guilda dos Universitários: um aplicativo gamificado para organização de tarefas e rotinas acadêmicas. 2023. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (bacharelado - Ciência da Computação) - Faculdade de Ciências, Universidade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP). Bauru, 2023.