Publicação:
Compreendendo a sexualidade infantil nas relações de gênero: o lúdico como estratégia educativa

dc.contributor.advisorPerez, Marcia Cristina Argenti [UNESP]
dc.contributor.authorMoreira, Daniela Arroyo Fávero [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-01-13T13:27:29Z
dc.date.available2016-01-13T13:27:29Z
dc.date.issued2015-09-25
dc.description.abstractSexuality is an important concept because it is part of human development and goes beyond the sexual act, it involves personal manifestations (impulses and desires) and external influences (culture). Address this issue with children is important because they are social subjects in training. Gender issues, sex education and sexuality are important and needed to be worked in the classroom, especially at school indeed be a prime location in the information of the mediation process, but is also necessary for the family to talk to the children in this regard consciously, without fanciful explanations, for better ownership of specific knowledge. Based on the foregoing, the aim of this study was to understand infantile sexuality in gender relations, through the representations of educators, family and teacher and exercise play situation for children in a room of the 1st year of primary school, in a public school located in the state of São Paulo. The study also one (01) teacher and 22 (twenty two) family and 02 (two) parents and twenty (20) mothers. The instruments used for empirical research were: interview, questionnaire, diary and recreational activities. For this study the principles of historical-cultural theory were followed. The data were analyzed qualitatively. Data analysis together with the family allows us to demonstrate that they have pointed out significant differences in the behavior and personality of boys and girls from gender differentiation. On the analysis of the data conducted with the teacher, it was revealed that they are respected and taken into account the individual peculiarities of pupils and students with regard to clarification of doubts and limitations on the understanding of sexuality. Regarding the recreational activities we find that they enable teaching and learning relations in the formative processes of students in relation to gender and sexuality issues. In conclusion ...en
dc.description.abstractA sexualidade é um conceito importante porque faz parte do desenvolvimento humano e vai além do ato sexual justamente por envolver manifestações pessoais (impulsos e desejos) e influência externa (cultura). Abordar esta questão com crianças é fundamental porque são sujeitos sociais em formação. Os assuntos gênero, educação sexual e sexualidade são importantes e necessários a serem trabalhados em sala de aula, principalmente pelo fato da escola ser um local privilegiado no processo de mediação das informações, mas também é necessário que os familiares conversem com os filhos a este respeito de forma consciente, sem explicações fantasiosas, para uma melhor apropriação do conhecimento específico. Ante o exposto, o objetivo geral deste estudo foi compreender a sexualidade infantil nas relações de gênero por meio das representações dos educadores, familiares e professora, e do exercício de situações lúdicas por crianças de uma sala do 1º ano do Ensino Fundamental, em uma escola pública estadual, localizada no interior do estado de São Paulo. Participaram deste estudo também 01(uma) professora e 22(vinte e dois) familiares sendo 02(dois) pais e 20(vinte) mães. Os instrumentos empregados para a pesquisa empírica foram: entrevista, questionário, diário de campo e atividades lúdicas. Para a realização deste estudo foram seguidos os princípios da teoria Histórico-Cultural. Os dados obtidos foram analisados qualitativamente. A análise de dados junto aos familiares nos permite evidenciar que os mesmos apontaram diferenças significativas no comportamento e na personalidade de meninos e meninas a partir da diferenciação de gênero. Sobre as análises dos dados realizada junto à professora, revelouse que são respeitadas e levadas em consideração as peculiaridades individuais dos alunos e das alunas no que diz respeito a esclarecimento de dúvidas...pt
dc.format.extent124 f. : il.
dc.identifier.aleph000855945
dc.identifier.capes33004030083P0
dc.identifier.citationMOREIRA, Daniela Arroyo Fávero. Compreendendo a sexualidade infantil nas relações de gênero: o lúdico como estratégia educativa. 2015. 124 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciencias e Letras (Campus de Araraquara), 2015.
dc.identifier.filehttp://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/16-12-2015/000855945.pdf
dc.identifier.lattes7438820671909963
dc.identifier.orcid0000-0002-4173-9923
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/132646
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectEducação sexualpt
dc.subjectRelações de gêneropt
dc.subjectInfânciapt
dc.titleCompreendendo a sexualidade infantil nas relações de gênero: o lúdico como estratégia educativapt
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.advisor.lattes7438820671909963
unesp.advisor.orcid0000-0002-4173-9923
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquarapt
unesp.graduateProgramEducação Sexual - FCLARpt
unesp.knowledgeAreaEducaçãopt
unesp.researchAreaDesenvolvimento, sexualidade e diversidade na formação de professorespt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
000855945.pdf
Tamanho:
1.62 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format