Emoções em quadrinhos
Carregando...
Data
Autores
Orientador
Hunger, Dagmar Aparecida Cynthia França 

Coorientador
Pós-graduação
Educação Física - FC/FCT/IB 33004137068P8
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Recurso educacional
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Este recurso educacional reúne HQs curtas produzidas por crianças de 10 e 11 anos, com base em vivências, observações e discussões sobre temas socioemocionais. O material não se propõe como um guia ou manual para a aprendizagem socioemocional, mas sim como um recurso expressivo de escuta ativa, reflexão e provocação crítica sobre como essas competências são percebidas e expressas pelas crianças em seus contextos escolares, familiares e sociais. Em tempos em que a educação emocional tende a ser instrumentalizada como forma de controle de condutas, muitas vezes desconsiderando desigualdades, contextos e subjetividades, esta pesquisa se posiciona no sentido oposto. Dando protagonismo às vozes dos estudantes para que eles próprios digam o que sentem, pensam e enfrentam no cotidiano. Por meio da linguagem das HQs — acessível, criativa e potente — as crianças expressam, com autenticidade e criticidade, suas compreensões sobre empatia, raiva, perdão, amizade, frustração, medo, entre outros afetos e conflitos. A escolha por esse formato visa tanto o engajamento dos estudantes quanto a ampliação do repertório de linguagens pedagógicas capazes de tratar as emoções como parte da formação integral e crítica do sujeito. Este recurso também busca tensionar o uso superficial das CSE, muitas vezes reduzidas a slogans motivacionais ou cartilhas normativas. Ao trazer a perspectiva das crianças, Emoções em Quadrinhos convida educadores a refletirem sobre como as práticas pedagógicas podem de fato acolher, escutar, respeitar e dialogar com os afetos, em vez de silenciá-los ou domesticá-los.
Descrição
Recurso Educacional apresentado como parte da pesquisa: Conflitos interpessoais na escola: dialogando sobre a autonomia e competências socioemocionais nas aulas de Educação Física. Sendo uma coletânea de HQs produzidas por estudantes do 4º e 5º ano do ensino fundamental, com temas relacionados às competências.
E-book, com diagramação realizada no Canva, pelo autor, sendo uma coletânea de histórias em quadrinhas produzidas por estudantes de 9 a 10 anos sobre temas socioemocionais.
E-book, com diagramação realizada no Canva, pelo autor, sendo uma coletânea de histórias em quadrinhas produzidas por estudantes de 9 a 10 anos sobre temas socioemocionais.
Palavras-chave
Competência Interpessoal, Educação Física, Historias em quadrinhos na educação, Emoções em crianças
Idioma
Português
Citação
PEDROSO, Renato de Araujo. Emoções em quadrinhos. Orientadora: Dagmar Aparecida Cynthia França Hunger. 2025. 81 f. Recurso educacional (Mestrado Profissional Educação Física em Rede Nacional) – Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista – UNESP, Bauru, 2025.

