Publicação: TV Cultura e arte: mídia, cultura e política
Carregando...
Data
Autores
Orientador
Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Artigo
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Este artigo tem como objetivo focar a curta trajetória de vida da TV Cultura e Arte, emissora criada e patrocinada pelo Ministério da Cultura do Brasil. A busca do entendimento do caminho tomada por esse canal público levou a situá-lo no contexto da precária política cultural adotada pela administração FHC e também das estratégias de legitimação da iniciativa e das respostas oferecidas aos críticos pelos idealizadores e responsáveis pelo funcionamento da TV Cultura e Arte. Resultado de tudo isso, a emissora contou com pouca audiência, encerrando suas atividades menos de dois anos depois de ter sido colocada no ar.
Resumo (inglês)
This paper focuses the short life of the Culture and Art Channel, a TV company created and supported by the Ministry of Culture in Brazil. The search for a perfect knowledge of how this public channel should be took it to the poor context of the cultural politics proposed by the administration of the former president Fernando Henrique Cardoso. The way the strategies of implementation and the answers to the critics were conducted also facilitated its failure. As a result, the television company did not have good indices of audience and its activities were closed down less than 2 years after its first broadcasting.
Descrição
Palavras-chave
Culture and Arte channel network, public TV, cultural politics, Fernando Henrique Cardoso Administration, media and power, TV Cultura e Arte, TV pública, Política cultural, Governo FHC, Mídia e poder
Idioma
Português
Como citar
Estudos de Sociologia, v. 9, n. 17, 2004 Dossiê Economia política da informação, comunicação e cultura.