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Desempenho em consciência fonológica, nomeação rápida, leitura e escrita em escolares com dislexia secundária a retardo mental e com bom desempenho acadêmico

dc.contributor.authorGermano, Giseli Donadon [UNESP]
dc.contributor.authorPinheiro, Fábio Henrique [UNESP]
dc.contributor.authorPadula, Niura Aparecida de Moura Ribeiro [UNESP]
dc.contributor.authorLorencetti, Maria Dalva [UNESP]
dc.contributor.authorCapellini, Simone Aparecida [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-05-20T13:35:59Z
dc.date.available2014-05-20T13:35:59Z
dc.date.issued2012-10-01
dc.description.abstractOBJETIVOS: caracterizar o desempenho em provas de consciência fonológica, de nomeação rápida e de leitura e escrita em escolares com dislexia secundária a retardo mental e com bom desempenho acadêmico. MÉTODO: participaram deste estudo 20 escolares da 1ª a 4ª séries do ensino fundamental da rede pública municipal da cidade de Marília-SP, com faixa etária de 8 a 12 anos de idade, de ambos os sexos, divididos em GI (10 escolares com o diagnóstico interdisciplinar de dislexia secundária a retardo mental leve) e GII (10 escolares com bom desempenho acadêmico, pareados segundo sexo e faixa etária com o GI). Os escolares foram submetidos à Prova de Consciência Fonológica, à Prova de Leitura e Escrita e à Prova de Nomeação Automatizada Rápida. RESULTADOS: houve diferença significante em relação ao desempenho dos escolares nas provas silábicas e fonêmicas, na prova de leitura e escrita e na prova de nomeção rápida; os escolares de GII apresentaram melhor desempenho que os escolares de GI. CONCLUSÃO: houve relação entre os achados de velocidade de nomeação, leitura oral e escrita sob ditado, sendo relacionados ao déficit fonológico, à característica cognitivo-linguística do GI e à interferência da falta de instrução direta da correspondência grafofonêmica em situação de atividades acadêmicas para ambos os grupos.pt
dc.description.abstractPURPOSE: to characterize the performance in phonological awareness, rapid naming, reading and writing in students with developmental dyslexia secondary to mental retardation and good readers. METHOD: 20 students from first to fourth grade of a public school of Marília - SP, both genders, from to 8 to 12-year old took part in this study, divided into GI (10 students with interdisciplinary diagnosis of dyslexia, secondary to mild mental retardation) and GII (10 studentswith good academic development according to gender, age and grade level). The students were submitted to the Phonological Awareness Test, the Test of Reading and Writing and Rapid Automated Naming. RESULTS: there were significant differences regarding the performance of students in the syllabic and phonemic tasks, reading and writing, Rapid Automated Naming, with better performance of the students of GII than GI. CONCLUSION: there was a relationship among the findings of naming speed, oral reading and writing under dictation, which were related with the phonological deficit, cognitive-linguistic characteristic of GI and the interference and the lack of direct instruction of their spelling correspondence in a situation of academic activities for both groups.en
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Departamento de Fonoaudiologia
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Departamento de Fonoaudiologia
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
dc.format.extent799-807
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462011005000140
dc.identifier.citationRevista CEFAC. CEFAC Saúde e Educação, v. 14, n. 5, p. 799-807, 2012.
dc.identifier.doi10.1590/S1516-18462011005000140
dc.identifier.fileS1516-18462012000500005.pdf
dc.identifier.issn1516-1846
dc.identifier.lattes9057316530389548
dc.identifier.lattes4502916373369334
dc.identifier.orcid0000-0003-2139-2843
dc.identifier.scieloS1516-18462012000500005
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/12391
dc.language.isopor
dc.publisherCEFAC Saúde e Educação
dc.relation.ispartofRevista CEFAC
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjectDislexiapt
dc.subjectRetardo Mentalpt
dc.subjectLeiturapt
dc.subjectAvaliaçãopt
dc.subjectDyslexiaen
dc.subjectMental Retardationen
dc.subjectReadingen
dc.subjectEvaluationen
dc.titleDesempenho em consciência fonológica, nomeação rápida, leitura e escrita em escolares com dislexia secundária a retardo mental e com bom desempenho acadêmicopt
dc.title.alternativePerformance in phonological awareness, rapid naming, reading and writing in students with secondary dyslexia to mental retardation and with good academic performanceen
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes9057316530389548
unesp.author.lattes4502916373369334[3]
unesp.author.orcid0000-0003-2139-2843[3]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Maríliapt
unesp.departmentFonoaudiologia - FFCpt

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