O Diretor de escola em sua dimensão pedagógica: Temas Transversais num sistema escolar de abordagem histórico-crítica
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Data
Autores
Orientador
Bizelli, José Luís 

Coorientador
Pós-graduação
Educação Escolar - FCLAR
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Tese de doutorado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Este trabalho analisou as percepções dos Diretores de Escolas de Ensino Fundamental municipal, em uma cidade do centro-oeste paulista, em sua dimensão pedagógica nos Temas Transversais. O objetivo geral foi observar a atuação do diretor no processo pedagógico da escola promovendo a interação entre a Pedagogia Histórico-Crítica, que consta em seu Currículo Comum (2016;2022) e os Temas Transversais (Conteúdos Interdisciplinares). Os objetivos específicos determinados foram: Identificar onde e quando o Diretor promove/lida com os Temas Transversais e se utilizam a abordagem Histórico-Crítica nessa atuação. O método de pesquisa teve abordagem quanti-qualitativa, por meio de instrumento para coleta de dados elaborado com referencial teórico oficial, em formato questionário autoaplicável, com questões fechadas e abertas sobre o Diretor, sua escola e suas percepções sobre sua atuação. A pesquisa identificou que, embora o sistema de ensino municipal adote a Pedagogia Histórico-Crítica e os Temas Transversais em seu currículo, a implementação prática enfrenta desafios. Os diretores reconhecem a importância desses temas (sexualidade/gênero, questões raciais, educação ambiental crítica e valores para liberdade), mas sua abordagem é fragmentada, associada a disciplinas ou projetos pontuais, sem integração contínua o que desfavorece a abordagem histórico-critica. Para além, fatores como sobrecarga administrativa, falta de formação específica, postura de neutralidade em temas polêmicos (ex.: política) e ausência de suporte institucional da Secretaria de Educação Municipal, limitam a atuação pedagógica crítica dos diretores. Conclui-se que são necessárias formação continuada, estudo em gestão democrática e respaldo político-jurídico para efetivar a PHC e legitimar uma Educação transformadora.
Resumo (inglês)
This study examined the perceptions of elementary school principals in a municipal school system in a city in the midwestern region of São Paulo state, focusing on their pedagogical approach to Transversal Themes. The main objective was to observe how principals engage in the school's pedagogical process by fostering interaction between Historical-Critical Pedagogy - as outlined in their Common Curriculum (2016; 2022) - and Transversal Themes (interdisciplinary content). The specific objectives were to identify where and when principals address Transversal Themes in their work, and whether they employ the Historical-Critical approach in this practice. The research method adopted a quantitative-qualitative approach, using a self-administered questionnaire instrument developed with official theoretical references, containing both closed and open-ended questions about the principal, their school, and their perceptions of their own practice. The research found that although the municipal education system adopts Historical-Critical Pedagogy (HCP) and Transversal Themes in its curriculum, practical implementation faces challenges. Principals recognize the importance of these themes (gender/sexuality, racial issues, critical environmental education, and values for freedom), but their approach is fragmented, limited to specific subjects or occasional projects without continuous integration - which undermines the historical-critical approach. Furthermore, factors such as administrative overload, lack of specific training, neutral stances on controversial topics (e.g., politics), and absence of institutional support from the Municipal Department of Education limit principals' critical pedagogical practice. The study concludes that ongoing professional development, training in democratic management, and political-legal support are necessary to effectively implement HCP and legitimize transformative education.
Descrição
Palavras-chave
Diretor de Escola, Dimensão Pedagógica, Temas Transversais, Pedagogia Histórico-crítica, School Principal, Pedagogical dimension, Transversal Themes, Historical-Critical Pedagogy
Idioma
Português
Citação
ALCALDE, Danielle Twerznik. O Diretor de escola em sua dimensão pedagógica: Temas Transversais num sistema escolar de abordagem histórico-crítica. 2025. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2025.

