Logotipo do repositório
 

Publicação:
Teatro narrativo em Borandá e em Nuestra Señora de las Nubes

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Mate, Alexandre Luiz

Coorientador

Pós-graduação

Artes - IA

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

O objetivo do presente trabalho é realizar um estudo sobre a incidência do teatro narrativo nas peças: Borandá, do autor brasileiro Luís Alberto de Abreu, e Nuestra Señora de las Nubes, do autor argentino Aristides Vargas. A análise desenvolvida privilegia primeiramente o contexto histórico que antecedeu a formação dos grupos teatrais com os quais os dramaturgos colaboraram. Apontamentos sobre os golpes de Estado na América Latina, que tiveram lugar no pós-guerra, servem para delinear o quadro de instabilidade social e política reinante na região. Descreve-se um cenário tomado por regimes autoritários, uns de natureza dinástico-patrimonialista e outros promovidos pelo intervencionismo estrangeiro, visando evitar revoluções sociais e apoiar contrarrevoluções conservadoras. À continuação, o estudo focaliza a questão artística, assinalando a origem, o processo de trabalho e o repertório de peças encenadas pelos grupos estudados. Enfoca o surgimento do grupo de teatro Malayerba, em 1979, como um coletivo de atores exilados na cidade de Quito, no Equador; e a fundação da Fraternal Companhia de Arte e Malas-Artes de São Paulo, em 1993, como um conjunto empenhado em pesquisar novas formas de comédia popular brasileira. Em seguida, o trabalho indaga as questões temáticas levantadas nas peças, abordando o fenômeno da migração interna e do exílio político e econômico, experimentado pelos cidadãos dos países latino-americanos na segunda metade do século XX. Aqui, o conceito de esperança utópica do geógrafo inglês David Harvey, a noção de identidade latino-americana do pesquisador argentino Néstor Canclini e o enfoque histórico do escritor uruguaio Eduardo Galeano significaram uma eficaz ferramenta de trabalho. Na sequência, a pesquisa encarrega-se de fazer um estudo comparativo entre...

Resumo (espanhol)

El objeto de este trabajo es realizar un estudio sobre la incidencia del teatro narrativo en las piezas: Borandá, del autor brasileño Luís Alberto de Abreu, y Nuestra Señora de las Nubes, del autor argentino Arístides Vargas. El análisis desarrollado privilegía en primer lugar el contexto histórico que precedió la formación de los grupos teatrales con los cuales colaboraron los dramaturgos. Apuntes sobre los golpes de Estado en Latinoamerica durante la posguerra sirven para demarcar el cuadro de inestabilidad social y política reinante en la región. Se describe un escenário plagado de régimenes autoritários, unos de naturaleza dinástico-patrimonialista y otros promovidos por el intervencionismo extranjero, intentando evitar revoluciones sociales y apoyar contrarrevoluciones conservadoras. A continuación, el estudio focaliza la cuestión artística, señalando el origen, el proceso de trabajo y el repertorio de piezas montadas por los grupos estudiados. Destaca el surgimiento del Malayerba, en 1979, como un colectivo de actores exiliados en la ciudad de Quito, en Ecuador, y la fundación de la Fraternal Companhia de Arte e Malas-Artes de São Paulo, en 1993, como un conjunto empeñado en investigar las nuevas formas de la comedia popular brasileña. Después, el trabajo trata de las cuestiones temáticas levantadas en las piezas, abordando el fenómeno de la migración interna y del exílio político-económico experimentado por los ciudadanos de los países latinoamericanos en la segunda mitad del siglo XX. Aquí, el concepto de esperanza utópica del geografo inglés David Harvey, la noción de identidad latinoamericana del estudioso argentino Néstor Canclini y el enfoque histórico del escritor uruguayo Eduardo Galeano, se constituyeron en una eficaz herramienta de trabajo. Después, se hace un estudio comparativo de las obras... (Resumen completo clicar acceso eletronico abajo)

Descrição

Palavras-chave

Teatro brasileiro, Teatro latino-americano, Teatro (Literatura)

Idioma

Português

Como citar

GARCIA, Humberto Hugo Villavicencio. Teatro narrativo em Borandá e em Nuestra Señora de las Nubes. 2012. 166 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2012.

Itens relacionados

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação