Logotipo do repositório
 

Publicação:
As figuras de pensamento: estratégia do enunciador para persuadir o enunciatário

dc.contributor.authorFiorin, José Luiz [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-06-24T19:54:37Z
dc.date.available2014-06-24T19:54:37Z
dc.date.issued1988
dc.description.abstractEste trabalho pretende estudar as figuras de pensamento da retórica clássica como uma das estratégias empregadas pelo enunciador para persuadir o enunciatário, para fazê-lo crer em seu discurso. Essas figuras retóricas dividem-se em dois grupos: as que se constroem a partir de procedimentos da sintaxe discursiva e as que se produzem a partir de mecanismos da semântica discursiva. As primeiras têm sua origem num desacordo entre as instâncias do enunciado e da enunciação, quando, por exemplo, se afirma algo no enunciado e se nega na enunciação, enquanto as segundas resultam de uma combinação, na sucessividade do sintagma, de figuras do discurso em disjunção. Com as figuras de pensamento, o enunciador diz sem ter dito, simula moderação para dizer de maneira enfática, finge ênfase para afirmar de maneira atenuada, apresenta uma nova combinação de figuras do discurso para levar o enunciatário a assumir o que lhe está sendo comunicado.pt
dc.description.affiliationDepartamento de Lingüística - Instituto de Letras, Ciências Sociais e Educação - UNESP - 14800 - Araraqu a ra - SP.
dc.description.affiliationUnespDepartamento de Lingüística - Instituto de Letras, Ciências Sociais e Educação - UNESP - 14800 - Araraqu a ra - SP.
dc.identifierhttp://seer.fclar.unesp.br/alfa/article/view/3798
dc.identifier.citationALFA: Revista de Linguística, v. 32, 1988.
dc.identifier.fileISSN1981-5794-1988-32-53-67.pdf
dc.identifier.issn1981-5794
dc.identifier.issn0002-5216
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/107633
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.relation.ispartofAlfa: Revista de Linguística
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.sourceALFA: Revista de Linguística
dc.subjectFiguras de pensamentopt
dc.subjectcontrato enunciativopt
dc.subjectprocesso de comunicaçãopt
dc.titleAs figuras de pensamento: estratégia do enunciador para persuadir o enunciatáriopt
dc.typeArtigopt
dcterms.licensehttp://seer.fclar.unesp.br/alfa/about/submissions#copyrightNotice
dspace.entity.typePublication
relation.isOrgUnitOfPublication0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6
relation.isOrgUnitOfPublication.latestForDiscovery0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquarapt
unesp.departmentLinguística - FCLARpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ISSN1981-5794-1988-32-53-67.pdf
Tamanho:
567.94 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format