Jogo digital para dispositivos móveis na área de ensino de matemática
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Data
Autores
Orientador
Yonezawa, Wilson Massashiro 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Ciência da Computação - fc
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Novos conceitos científicos e novas tecnologias estão cada vez mais presentes na atualidade, consequentemente aumentando a complexidade do que se é ensinado nas escolas. O problema que o trabalho apresenta é que as ferramentas utilizadas no ensino precisam acompanhar esses avanços e precisam atualizar o ambiente escolar, de forma a atrair a atenção dos alunos na participação em atividades e no desenvolvimento das suas habilidades. A trajetória do trabalho acompanha a evolução do ensino até os dias atuais e, seguindo as normas da educação, implementa uma atividade didática digital similar ao jogo de dominó. A atividade exercita as operações básicas matemáticas de adição e multiplicação ao adicionar esses elementos na mecânica do jogo. Para o desenvolvimento, o trabalho contou com o estudo e uso do motor de jogo Godot Engine e de técnicas de projeto e design de jogos digitais como o uso de diagramas e documentos descritivos. Para validar o uso da atividade na sua versão digital, foi realizada uma pesquisa com professores da área questionando as suas experiências e algumas das características adotadas no jogo.
Resumo (inglês)
In the present time, new scientific concepts and new technologies are becoming more and more present, thus causing the rise in complexity of what is teached in the schools. The problem presented here is that the tools used in education need to keep up with these advances and need to update the scholar environment in a way that attracts the attention of the students on participating in activities and developing their abilities. The trajectory of the study goes along the evolution of teaching until today and, following the current education standards, implements an educational activity similar to the domino game. The activity exercises the elementary arithmetic operations of addition and multiplication while inserting them in the game mechanic. For the development, the study and use of the Godot game engine and techniques of game and software design , as the use of diagrams and descriptive documentations. To validate the use of the educational activity in the digital form, a survey with teachers in these fields was made, questioning their experiences and some of the features adopted in the game.
Descrição
Palavras-chave
Jogos na educação, Jogos digitais, Operações básicas matemáticas, Games in Education, Digital Games, Elementary arithmetic operations, Game Design, Godot Engine
Idioma
Português