Logo do repositório
 

Jogo digital para dispositivos móveis na área de ensino de matemática

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Yonezawa, Wilson Massashiro

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Ciência da Computação - fc

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Novos conceitos científicos e novas tecnologias estão cada vez mais presentes na atualidade, consequentemente aumentando a complexidade do que se é ensinado nas escolas. O problema que o trabalho apresenta é que as ferramentas utilizadas no ensino precisam acompanhar esses avanços e precisam atualizar o ambiente escolar, de forma a atrair a atenção dos alunos na participação em atividades e no desenvolvimento das suas habilidades. A trajetória do trabalho acompanha a evolução do ensino até os dias atuais e, seguindo as normas da educação, implementa uma atividade didática digital similar ao jogo de dominó. A atividade exercita as operações básicas matemáticas de adição e multiplicação ao adicionar esses elementos na mecânica do jogo. Para o desenvolvimento, o trabalho contou com o estudo e uso do motor de jogo Godot Engine e de técnicas de projeto e design de jogos digitais como o uso de diagramas e documentos descritivos. Para validar o uso da atividade na sua versão digital, foi realizada uma pesquisa com professores da área questionando as suas experiências e algumas das características adotadas no jogo.

Resumo (inglês)

In the present time, new scientific concepts and new technologies are becoming more and more present, thus causing the rise in complexity of what is teached in the schools. The problem presented here is that the tools used in education need to keep up with these advances and need to update the scholar environment in a way that attracts the attention of the students on participating in activities and developing their abilities. The trajectory of the study goes along the evolution of teaching until today and, following the current education standards, implements an educational activity similar to the domino game. The activity exercises the elementary arithmetic operations of addition and multiplication while inserting them in the game mechanic. For the development, the study and use of the Godot game engine and techniques of game and software design , as the use of diagrams and descriptive documentations. To validate the use of the educational activity in the digital form, a survey with teachers in these fields was made, questioning their experiences and some of the features adopted in the game.

Descrição

Palavras-chave

Jogos na educação, Jogos digitais, Operações básicas matemáticas, Games in Education, Digital Games, Elementary arithmetic operations, Game Design, Godot Engine

Idioma

Português

Citação

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Unidade
Faculdade de Ciências
FC
Campus: Bauru


Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação